CONVOCADOS E PRESENTES NO JOGO COM MONTE:
EQUIPA INÍCIO
Ruben
Diogo
Mário
Rui
Galego
Luís
Virginaldo
Suplentes
Ilídio
Maria
Ricardo
Pedro
Daddy
Notas do jogo:
Começa com o árbitro a embirrar com as balizas, que têm as redes furadas. O que, na verdade é uma vergonha para um clube que cobra 35 euros/mês aos miúdos... Umas redes custam, na Decathlon, uns 40 euros... Não havia necessidade de passarmos estas vergonhas. mas enfim! Ao intervalo, um pai andou a remendar uma das redes que ainda estava cheia de buracos.
O jogo começa bem para o Almada. A equipa surge com alterações. O Mário recua um pouco, joga a central com o Diogo, o Rui encosta à esquerda, o Galego à direita, o Luís ao meio e o Virginaldo à frente.
A minha opinião não vale nada, obviamente, mas acho bem que se troquem posições. É nestas idades que se deve testar os miúdos em diferentes posições. De repente pode descobrir-se um jogador num lugar onde encaixe na perfeição.
Na verdade, este modelo funcionou.
A defesa não esteve mal, falhou poucas bolas, o V. Milhaços não teve muitas oportunidades, e por outro lado viram-se boas jogadas de entrosamento do Almada, com o Luís a segurar bem as bolas lá à frente e a jogar para os lados.
Uma jogada de ataque, um dos nossos médios é rasteirado na área, o árbitro apita, todos gritamos Penalty. O homem diz que não... Que se atirou para o chão!
Nesta fase os pais ainda se riram da palhaçada... era apenas o primeiro acto! Na altura ainda não sabíamos o que estava para vir!
Depois dá-se mais um azar. Esta equipa... coitados dos miúdos, não tem sorte nenhuma.
Há um livre directo, o Diogo chuta forte, o guarda-redes rechassa a bola para o lado... a bola vai resvalando e já passou a linha de golo, vem o Luís e empurra a bola para as malhas... o que diz o Árbitro??? Fora de jogo!!!
Eu, sinceramente... se alguém que perceba muito de futebol, que conheça bem as leis do jogo, estiver a ler isto, eu peço esse grande favor. Explique-me se é possível isto: o jogador do Almada marca um livre à entrada da área, a barreira formada, os jogadores do Almada todos fora da área... o guarda-redes defende e vem um jogador a correr e empurra a bola e é fora-de-jogo???? Mas como? Se quando o Diogo marca o livre todos os jogadores do Almada estão fora da ár
Bem, isto sou eu já a dar o benefício ao árbitro de não ter visto que a bola já tinha passado a linha de golo!
Bem.
Com este episódio. os miúdos desesperaram. Ficaram abalados, claro!
o Jogo continua e na jogada imediatamente a seguir, dois miúdos do V. MIlhaços disputam a bola com um defesa do Almada. OS dois a jogar com os braços... o árbitro marca falta! Bem marcado... mas não! marca ao contrário!!!!! A favor do V. Milhaços...
O Livre é marcado, uma grande confusão dentro da área e é golo do V. Milhaços!
Uma vergonha.
Os pais estão desvairados (eu incluído - aliás aproveito para pedir desculpas... exaltei-me mesmo - não suporto incompetência! ) os miúdos também estão desequilibrados...
Mais duas ou 3 jogadas de faltas todas elas marcadas ao contrário. Tudo a favor do Vale Milhaços...
Numa dessas jogadas... segundo golo do Vale Milhaços.
Vou confidenciar-vos uma coisa, espero que o meu filho não se chateie por tornar públicas as nossas conversas privadas, mas acho importante mencionar:
Quem vai conhecendo o Mário a jogar, sabe que o miúdo não é maldoso, é raro fazer uma falta, não joga à bruta, tem um estilo cirúrgico de jogar... vai à bola com pinças, como se costuma dizer...
Pois sabem o que me disse quando vinha no carro para casa?
«Pai, estou à rasca dos braços. Estes do V . Milhaços só jogavam com os braços, sempre a agarrarem-me, a apertarem-me, a darem com os cotovelos...»
Pois bem. Quem viu o jogo, digam-me lá! Ouve muitas faltas marcadas aos jogadores do V. Milhaços??? Nada. A primeira parte o homem só via para um lado.
Só na segunda parte começou a ver faltas do V. Milhaços. E depois já marcava faltas a favor do Almada em situações que não mereciam falta. E não marcou um penalty que o Rui fez sobre o avançado deles... rasteirado na área! Que era, sem dúvidas penalty!
O «palerma» do árbitro... que é o que eu acho que ele é... porque nem se trata de um tipo maldoso, que estivesse comprado para beneficiar, ou tivesse algum ódio pessoal com o Almada... aquilo é simples incompetência... eu atrever-me-ia a dizer que o coitado do rapaz tem algum problema de saúde... algum atraso... Tanta burrice num jogo, não vejo outra alternativa!
CHEGADO O INTERVALO, perdemos 2-0... sem saber como! Quem viu o jogo sabe bem, a equipa que mais atacou, que mais segurou a bola foi o Almada.
Na segunda parte começamos bem. Atacamos mais, vamos mais vezes perto da área adversária. Agora o árbitro já vê as faltas sobre os nossos jogadores... estranho. Na primeira parte não via...
Tivemos 3 ou 4 livres directos perigosos, mas o guarda-redes deles defendeu tudo.
Numa jogada de ataque, o Luís não desiste, vai à linha recuperar a bola e, bem, atira com força para trás, para algum da sua equipa que viesse de trás... mas um defesa do V. Milhaços aparece no caminho da bola e mete-a na própria baliza.
2-1
Tudo é possível nesta fase! Estamos a jogar melhor, e falta-nos um golo para empatar.
A qualquer momento podemos fazer o 2-2.
Deviam estar passados uns 10 minutos da segunda parte... uma alteração drástica na equipa. Entram todos os supelentes... praticamente ao mesmo tempo. Quem fica na defesa? Na prática... o Rui, sozinho... o resto tudo com fome de bola a correr para a frente.
Numa jogada de contra-ataque, inevitável, o Rui está de frente para um avançado... dá-lhe espaço e, como é lento, não consegue acompanhar o rapaz de azul, que puxa a bola pela linha e sozinho à entrada da área no lado direito, faz um centro-remate perfeito que passa por cima do Rúben.
Um golaço!
O Rúben não tem responsabilidade. É mesmo um golo daqueles...
Estamos a perder 3-1 a meio da segunda parte.
O esforço de recuperação... foi-se todo abaixo!
Os miúdos desmoralizam...
Mais uma jogada de ataque nosso, uma falta à entrada da área.
O Diogo marca, um tiraço a meio da baliza, o guarda-redes a ver a bola passar!
3-2
Nesta altura ainda é possível recuperar... Mas como já vem sendo hábito, os miúdos nas segundas-partes já não vêem nada, cada um para seu lado... muito individualismo... uns a desmarcarem-se, bem, para o espaço vazio, mas a bola nunca chega ao espaço vazio. Há sempre mais uma fintinha, e mais uma fintinha...
A partir daqui, já não vale a pena culpar o árbitro!
A partir do 3-2... foi um Almada desconexo, sem qualquer estratégia, sem saber jogar em equipa, um jogo vergonhoso. Fraquinho.
O Vale MIlhaços fez o 4-2 e depois o 5-2!
Um destes golos foi mais um erro do árbitro.
Um canto e o guarda-redes, Rúben, a ser rasteirado na pequena área e a não chegar à bola... o jogador do V. Milhaços cabeceia e faz o golo! Rúben estava inconsolável...
Alguns miúdos estavam muito tristes...
Com razão. Com as duas equipas mais fracas da nossa série, levamos 5 golos de cada uma...
Temos de reconhecer que somos mesmo fraquinhos! Temos que evoluir muito. EM jogo jogado, em atitude, em organização dentro de campo, em concentração. Há muito a melhorar...
MINHA ANÁLISE:
O que correu mal:
- Um árbitro que estraga totalmente a primeira parte. Podíamos ter ido para intervalo a ganhar 2-0... a empatar 1-1... ou a ganhar 1-0... Nunca a perder 2-0, se estivesse ali um árbitro, «normal»...
- Uma equipa que deixa jogar. Já notaram que os nossos jogadores não sabem marcar em cima. Deixam sempre 2 a 3 metros para os adversários terem tempo de parar a bola, levantar a cabeça e decidir onde meter a bola. Assim é fácil jogar. Se as outras equipas também nos deixassem jogar assim... era fácil! Ninguém marca em cima. Marcamos à zona... quando marcamos, porque ainda há jogadores que ainda não perceberam que quando a bola está nos pés do adversário... não podemos estar sozinhos. Temos de estar a marcar algum jogador. Ainda não aprenderam isso. Já lá vão 4 meses de treinos... mas tá difícil de aprenderem coisas básicas...
- Jogadores individualistas, mas inconsequentes:
Vou partilhar convosco uma reflexão. Já ando com meus filhos nestes escalões de crianças, há uns bons 7 ou 8 anos. Ou seja... já acompanhei muitas equipas, umas melhores, outras piores. Já vi miúdos que eram muito fraquinhos e que de repente se tornavam jogadores sólidos, essenciais numa equipa. Vi jogadores muito bons tecnicamente, que depois perderam a sua influencia na equipa por serem indisciplinados. Vi jogadores que, não sendo grandes estrelas, eram tão empenhados, tão empenhados, lutavam tanto, tanto, que resolviam jogos devido a essa força de vontade... Enfim.
Em várias equipas, tivemos alguns jogadores cínicos. Lembro-me de uma equipa de infantis que não jogava grande coisa, mas era forte defensivamente e tinha 1 ou 2 avançados muito rápidos. Então, qual era a estratégia? Atirar a bola para a frente, para o espaço vazio... e esses dois miúdos rápidos resolviam! Era um jogo feio. Mas eficaz. Eu nunca gostei deste tipo de equipas. Sempre preferi treinadores que queriam ver as equipas a jogarem, a bola a passar de pé em pé... desmarcações... é isso que é bonito no futebol!
Isto para dizer o quê? Nesta equipa do Almada, não há nenhum grande jogador. Há ali miúdos que podem vir a tornar-se bons jogadores, se aprenderem a melhorar alguns aspectos. Mas objectivamente não temos ali nenhuma estrela. São, todos eles, jogadores medianos. Uns são melhorzinhos tecnicamente, mas depois estragam tudo em individualismo, ou são lentos, ou não têm visão de campo, ou não sabem estar no campo, outros têm algumas dificuldades técnicas (temos vários jogadores que não sabem dominar uma bola...) mas compensam com o rigor táctico, outros são fracos tecnica e tacticamente mas são muito esforçados, dão o litro... enfim!
Concluindo, qual é a nossa saída? Como podemos ter melhores jogos, em que a bola corra de pé para pé até à área contrária? Como podemos ter melhores resultados? Só há uma única saída. Apostando no jogo de equipa. Apoiando-se uns nos outros. Jogar ao primeiro toque, olhar as desmarcações. Procurar sempre o jogador mais próximo...
No jogo de hoje... fiquei muito decepcionado. Vi jogadores repetirem mais de dez vezes a mesma finta... quando tinha em 90% das vezes um colega desmarcado. Entre passar e fintar, a opção foi sempre (100%) fintar.... e em 100% das vezes... não conseguiu fintar... deixou colegas exaustos a desmarcarem-se para nada - o jogador que aguarda o passe desmoraliza e na próxima vez já não corre, já sabe que não lhe passam a bola... - e pior... numa das vezes perdeu a bola quando todos os colegas estavam à frente, a defesa foi apanhada em contrapé, e foi golo deles...
A jogar assim... não vamos a lado nenhum!
Não é a questão de perder. Repito: não me importa perder, se jogar bem!
Pode eventualmente defender-se que esta escola de futebol serve apenas para a vaidade de cada um, para cada miúdo tentar evidenciar-se, jogando individualmente... Mas sinceramente, não foi isso que me disseram quando me falaram da escola de futebol Benfica. Nem acredito que seja isso que lhes seja ensinado. Sei que o que lhes ensinam são rotinas tecnicas, em várias estações estudadas e bem acompanhadas. Mas acho que há aqui um desfasamento entre o que aprendem e o que mostram nos jogos!
Desculpem-me o desabafo...
Estou-me nas tintas para os resultados. Mas gostava de ver os miúdos a jogar em equipa...
Sempre o disse. Gosto de ver miúdos a trocar bem a bola... Perder ou ganhar, é indiferente!
Agora, tenho visto pouco jogo de equipa. Muito pouco!
Sinceramente, acho que já os vi jogar melhor...
Como já li aqui num texto do Treinador Fernando, nestes processos de aprendizagem há avanços e recuos.
Eu acho que estamos claramente numa dessas fases de recúo. O jogo da semana passada com o Monte foi miserável. Este com o V. Milhaços teve uma triste influência do árbitro, mas foi também muito fraco.
A equipa sofre desequilíbrios enormes. Ora está a jogar bem, ora comete erros incríveis... ora joga em equipa, ora vive de individualismos...
Esperamos melhores dias!
E, essencialmente, que os miúdos se divirtam. O que me faz pena é que não estou a vê-los divertirem-se... E isso sim, preocupa-me!
Vamos esperar melhores tempos!
Saudações desportivas!
Slideshow! Todas as fotos
Ver todas as entradas pelo tipo de assuntos
sábado, 31 de janeiro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
O JOGO para a Liga Intercalar BELENENSES/BENFICA
ResponderEliminarvai realizar-se QUARTA-FEIRA às 15:00 no campo do Pragal.
Uma oportunidade para ver algumas «estrelas» do Benfica.
Eis como está a correr esta competição das equipas «B» dos grandes e outras...