Slideshow! Todas as fotos

terça-feira, 7 de julho de 2009

ESTÀGIO INFANTIS EM SETEMBRO

Os responsáveis da Escola de Futebol Geração Benfica no Almada estão a preparar uma iniciativa muito interessante:

Um estágio na primeira semana de Setembro, quando começa a época.

A ideia é muito boa:

Juntar os meninos todos dos Infantis (julgo que os «A» e os «B» e fazer uma semana de estágio à séria.

Ou seja, vão dormir na Pousada da Juventude, treinam todos os dias (julgo ter percebido que nuns dias treinam até duas vezes ao dia) e o resto do tempo será passado em actividades culturais e de entretenimento, vão visitar o Estádio da Luz, vão ao Centro de Estágios do Benfica, no Seixal, vão visitar museus, e outras actividades que estão a ser preparadas.


Acho a ideia excelente.
Até porque entraram muitos miúdos novos e isto permitirá criar um espírito de grupo que, a meu ver, é o que faz toda a diferença nos desportos colectivos.

Os grandes treinadores conseguem grandes resultados quando têm grupos de trabalho unidos, quando há um espírito de partilha e entre-ajuda, quando sentem que fazem parte de um grupo e todos têm de ajudar o grupo.

É com iniciativas destas que se reforça o espírito de equipa e se anula uma tendência normal nestas idades para o individualismo, o exibicionismo...

Os miúdos conhecem-se, vão fazer novos amigos e vão ser muito unidos.

Muito bom!

Adorei a ideia!

Se for útil, e caso ainda não esteja tudo definido, gostava de dar algumas sugestões para a ocupação do tempo dos miúdos nesta semana de estágio:

Num dos dias podiam ir à praia...
Davam umas mergulhaças... umas corridas na areia... umas brincadeiras de volley na areia...

de certeza que todos gostarão e estão em actividade...


Outra ideia que achava muito útil. Não sei se é possível, se há espaço para isso... se há meios!

Há jogos de futebol transmitidos na TV que são exemplares.

Por exemplo a final da Liga dos Campeões foi notável.

O Barcelona deu um baile de futebol ao Manchester... e nem foi preciso o Messi exercer o seu brilhantismo.
Aquilo foi um jogo de equipa, apoiado.

Exibir num ecrã o jogo e comentá-lo aos miúdos... mostrar como o futebol pode ser bonito quando é jogado de forma simples e eficaz. Explicar, repetir, colocar em slow motion, jogadas exemplares... Comentar a simplicidade...

No fundo aquilo que eu vi o Barcelona fazer é aquilo que se aprende em todas as boas escolas de futebol do mundo! Futebol apoiado! E bons executantes, inteligentes! É aquilo que se aprende no relvado do Almada!

É só uma ideia!

Tinha também outra ideia, mas talvez seja mais difícil de concretizar:
Em tempos, tinha para aí uns 20 anos, fiz uma formação de «Animação Cultural» em que nos ensinavam formas de fomentar uma dinâmica social de grupo. Pequenos jogos em que se pede a participação de todos os elementos do grupo. Jogos teatrais, jogos com instrumentos, jogos de palavras, há uma infinitude de coisas dessas...

Não sei se o Almada tem a possibilidade de contratar um animador cultural que durante uma tarde... ou umas horas à noite juntava os miúdos todos e punha-os a interagir...
A própria câmara de Almada tem com certeza animadores culturais, e até talvez se consiga isso a custo zero...

O que vos posso dizer é que quando fiz isso, foi há tanto tempo, o grupo fica tão coeso que essa experiência custa a esquecer... Criam-se laço muito fortes!

É mais uma ideia!



BOAS FÉRIAS PARA TODOS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Contador