Slideshow! Todas as fotos

sábado, 6 de setembro de 2008

Equipa de Infantis do Almada/Benfica

Uma pequena legenda para perceberem do que se tratam estas fotos.

Acontecimento:Treino para meninos dos 3 aos 12 anos
Local: Campo do Atlético Clube de Almada (Junto ao Cristo Rei)
Data: 06 de Setembro, sábado, às 11:00

Explicação:
O Sport Lisboa e Benfica iniciou uma colaboração com o Almada no sentido de alargar os seus programas de formação de jovens no Futebol.

Todos sabemos que desde há um par de anos o Benfica inaugurou o Centro de Estágios do Seixal, onde se faz também a formação de jovens.

Eu, que sou benfiquista, mas não tenho nada a ver com a estrutura do clube, não trabalho lá, nunca trabalhei nem conheço lá ninguém, vejo este projecto como apenas mais um esforço de um grande clube que só vai dar frutos.

É simples: Custos? Como todos sabemos também, muitos pais estão disponíveis para pagar um pouquinho mais para ter os seus filhos «a treinar no benfica». Quer queiramos quer não... o Benfica é um grande clube. É mesmo.O único clube português capaz de exercer esta atracção... seja cá seja no estrangeiro.

Ainda ontem li uma entrevista, em que o o actual Proprietário do Manchester City, um sheik multi-milionário de Abu Dhabi, dizia que, em Portugal, o único clube em que valeria a pena investir seria o Benfica.

vejam só um bocadinho da entrevistA:
Suleiman Al-Fahim, novo magnata do futebol europeu, é apaixonado por este desporto. Está disposto a loucuras para fazer do seu Manchester City o melhor clube do mundo. Em entrevista ao DN sport, identificou apenas um clube português que poderia dar lucro Suleiman Al-Fahim era até há uns dias um mero desconhecido no mundo do futebol. No entanto, na semana passada o Abu Dhabi United Group (ADUG) comprou o Manchester City e pouco tempo depois gastou 42 milhões de euros na contratação de Robinho. Agora, Suleiman Al--Fahim, o novo patrão dos citizens, é tão ou mais conhecido que Roman Abramovich, o milionário russo que tomou conta do Chelsea há cinco anos. O ADUG, contudo, promete não ficar por aqui no que ao futebol diz respeito. Para o Manchester City, há mais promessas de jogadores de topo mundial, mas o investimento em outros clubes está a ser ponderado. Contactado pelo DN sport, Al-Fahim diz que dificilmente os "petrodólares" serão investidos num clube português e a acontecer, diz, só mesmo o Benfica seria "uma aposta consciente".


Como dizia eu... a marca Benfica vale muito. E há muita gente disposta a pagar para ter os seus filhos ligados a este grande clube. É verdade que em grande parte dos clubes, ainda há uma dezena de anos, não se pagava um tostão... Representava-se o clube... e ficava por aí!

Hoje é tudo diferente. As famílias habituaram-se a pagar para ter os filhos no futebol.
Até porque muitos estão naquele sonho/ilusão, «será que o meu filho vai ser um Cristiano Ronaldo?»

E, afinal... se virmos bem... Um miúdo que faça natação não paga mensalidade? Se fizer judo? E ginástica desportiva? E Basket?
Pois é... todos os desportos são pagos. E ainda há quem fique espantado pelos nossos modestos resultados nos Jogos Olímpicos...

Alguém conhece estruturas que apoiem o desporto a sério... a valer? Para competição ao mais alto nível? Eu só conheço os clubes. Mais nada. Uma ou outra autarquia que subsidiam grupos desportivos... pouco mais...

Voltando ao projecto Benfica/Almada.

Explicaram-me que a ideia deste projecto é alargar as metodologias de treino ao Almada, assim como farão com outros clubes. Dão maior visibilidade à marca Benfica, criam uma geração de jogadores com uma formação completa que lhes permitirá criar estruturas e, ao mesmo tempo, lançam um clube satélite que será mais um «viveiro» de futuros talentos.

No Almada, em vez de lá ir o «olheiro» de vez em quando, são os próprios treinadores dos escalões de formação a levar os miúdos que dão nas vistas ao Seixal...

Mas este aspecto é verdadeiramente secundário. Pode ser importante no imaginário dos miúdos e dos próprios pais e familiares, pode até preencher o orgulho e a vaidade de muitas famílias... Mas não isso o que vale neste projecto. É a minha opinião...que vale o que vale...
O que é importante é que tenhamos uma escola de formação onde os nossos filhos fazem desporto (no fundo é isto que pretendemos, certo?) e ao mesmo tempo estão a aprender com os melhores. Os formadores são jovens licenciados, com formação específica em futebol, têm essa ligação a um projecto muito mais vasto que tem a ver com o maior clube de futebol português e quando tiverem de abandonar o futebol... terão aprendido muito mais do que o que aprenderiam noutro clube qualquer.

Quando hoje, ao levar o meu filho ao treino, vi meninos de três anos a correr atrás de uma bola...quando vi dezenas de crianças todas vestidas à Benfica, quando vi os pais nas bancadas, felizes, olhando para os seus filhotes de vermelho, mais uma vez percebi que a marca Benfica vale muito, vale mesmo muito!

O projecto de colaboração com o Almada é muito bom também para o concelho.
Esperemos que as autoridades locais saibam perceber isso, já que não souberam captar o centro de estágios que foi para o Seixal.


Um dos treinadores explica aos pais os objectivos deste projecto de formação.
Básicamente, alguns dos meninos jogarão nos escalões de competição, com a camisola do Almada, outros terão os seus treinos de formação e entrarão em torneios.
Os escalões mais baixos (Escolas e Infantis) do Almada estiveram muito fracos em termos competitivos nos últimos anos, ficando nos últimos lugares...
Mas os treinadores do Benfica foram claros: «Não vamos canalizar todo o jogo para um menino mais habilidoso que possa resolver os jogos, queremos jogar entre todos, formar uma equipa e se assim o fizermos... os resultados virão mais tarde. Mas, não trabalhamos para os resultados. Estamos a formar jogadores, equipas.»
Jogar para o resultado... dá sempre maus resultados. Não se evolui... Gostei muito do que ouvi!



Uma dúvida: Os meninos que entram nas competições, vão jogar pelo Almada Atlético Clube, de amarelo e azul. Mas os treinos vão ser sempre em tons de vermelho? Não acho mal...

























Sem comentários:

Enviar um comentário

Contador