Slideshow! Todas as fotos

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

NOTAS SOBRE AS PRIMEIRAS SEMANAS

INFANTIS ALMADA 2008/2009




Os primeiros tempos de uma equipa que começa a ser formada com miúdos que não se conhecem são sempre complicados.

Começaram a treinar em início de Setembro, 2 vezes por semana, ainda estão a conhecer-se.

Eu, que só vi alguns treinos, começo já a familiarizar-me com alguns nomes: A Maria, o Galego, entre outros.

Estão a treinar cerca de 20 miúdos,que se dividem entre miúdos de 1996 e outros de 1997.

A maioria dos clubes faz uma Equipa A (os mais velhinhos, com 12 anos, - 1996) e uma equipa B (meninos com 11 anos - 1997).

O Almada, pelo que percebi, vai fazer apenas uma equipa de competição. Que competirá contra as equipas «A» dos outros clubes.


Foram feitos dois jogos de treino, ambos muito experimentais. Tão experimentais que é impossível perceber, para já, qual vai ser a equipa principal.

Contra o Sesimbra, no Almada, perdemos 0-9... Foi um jogo caótico, disseram-me, onde se trocou todos os meninos. O resultado pouco interessava... era apenas para se familiarizarem-se com a competição.

O Segundo jogo treino foi este fim-de-semana que passou, no campo Do Cova da Piedade.
Perdemos 1-4.

Foi um jogo fraco.Ainda não há automatismos, os miúdos, alguns, andam perdidos no campo, ainda sem perceberem bem como devem colocar-se a defender, ou a atacar.
Não houve equipa. Nem era de esperar que houvesse.
Se lá para o Natal já tivermos uma equipa que saiba trocar bem a bola... Será muito bom!
Nunca esquecer que estes miúdos são quase todos novos no Almada. Nunca jogaram juntos, nem sequer se conheciam...

O Cova da Piedade também desiludiu. Mostrando clara superioridade no terreno, nomeadamente em termos defensivos, o Cova teve muita dificuldade em atacar.

O Almada, apesar de funcionar casuisticamente, beneficiou do esforço individual de 3 ou 4 jogadores do Almada que se portaram muito bem defensivamente.

Já quanto à construção de jogo... fez-se pouco. Muito pouco... A bola trocou pouco entre jogadores... não havia desmarcações, não foram colocadas bolas no espaço vazio.

Foi fraquinho.

De qualquer forma, posso dizer que conheci a equipa do Almada de Infantis da época passada, e esta é, claramente, muito melhor.
Lembro-me que o Almada acabou a época com cerca de 200 golos sofridos e.. se não me engano, perdeu todos os jogos. Fazer pior que isso é muito difícil.


Continuo, assim, atento à evolução destes meninos.
Têm tudo para melhorar, pois partem do zero...

Para já, a grande dificuldade dos treinadores (do Benfica) vai ser identificar os 12 miúdos que vão fazer a equipa principal.

Do que tenho visto... o que é uma avaliação muito falível, parece-me que há uns 5 miúdos inquestionáveis. Começando pelo guarda-redes, o Galego à direita, o Elídio à esquerda, o Mário ao meio e a Maria à defesa...

Depois, sei que começou a treinar o Beto, o miúdo da equipa maravilha que ganhou o torneio Rui Costa em Junho. Já sei que o Leandro, a estrela dessa equipa, foi para o Benfica (seixal)... o Beto é também um optimo jogador, muito habilidoso e jogador dedicado.
Desconfio que vai ser o avançado desta equipa.

Depois... há que fazer escolhas... e eu não estou apto a fazê-las. Os treinadores saberão tomar as melhores opções.

É importante perceber que nestes escalões, nada é definitivo. Um miúdo que num ano está muito apagado, muito amedrontado, que perde bolas,que não tem garra, que mostra dificuldades técnicas... de um dia para o outro, muda a sua atitude.

É verdade. Acompanhei o meu filho (já abandonou, dedicou-se ao BodyBoard) no futebol desde os7 anos... e vivi tudo isso. Era escolinha e a maior parte das vezes não era convocado. Começou a ser convocado, mas muitas vezes nem jogava. Sempre no banco.
A dada altura... começou a jogar na equipa principal. E brilhou.
Tinha 10 anos, era escolinha mas treinava com os infantis, chegou a ser chamado à Selecção Distrital de Setúbal...
A sua última época, como Iniciado, era jogador inquestionável, fazia a maior parte das assistências para o golo. Era um bom jogador... A fazer esquecer aqueles dois anos como escolinha... em que só treinava e raramente jogava!

O futebol, nestas idades é assim.
Daí a dificuldade.
Se nunca apostamos em jogadores menos óbvios... nunca lhes damos a oportunidade de mostrar o valor que têm.

O Importante mesmo é que aprendam.
Que cheguemao fim da época e sejam melhores do que eram... Que sejam melhores cidadãos, que se tenham divertido, que tenham ganho amigos, que tenham aprendido mais sobre como trabalhar em equipa. Se conseguirem isto... digam-me lá, que interessa se ganharam ou perderam???

Vai lembrar-se daqui a 20 anos se o seu filho ganhou ou perdeu jogos na epoca de Infantis 2008/2009? Claro que não!

É preciso é que aprendam.
E sobre isso não tenho muitas dúvidas.
Já viram os treinadores dos escalões mais baixos no Almada?
Tudo jovens licenciados, com formação especializada em futebol. Basta falar com eles, vê-se que são jovens bem formados.

Os nossos filhotes estão bem entregues e isso é que é importante!

Todos sabemos que muita gente quer é saber dos resultados. Ganhar,ganhar, ganhar... A obcessão do resultado!

Eu tenho a suspeita que esta equipa de Infantis não ficará em primeiro, segundo ou terceiro lugar da série... há equipas muito mais consistentes, que vêm dos anos anteriores: Cova da Piedade, Corroios, Costa Caparica; Beira Mar...

Mas se eu chegar ao fim da época e começar a ver os nossos miúdos a jogar bom futebol. A trocarem a bola, a fazerem bonitas jogadas ao primeiro toque, a fazerem combinações e desmarcações... a divertirem-se em campo... ISSO SIM! VOU FICAR MUITO FELIZ.

Os resultados... isso é para o Quique Flores... Esse é que tem de ganhar acima de tudo!




Vamos conversando...

Sem comentários:

Enviar um comentário

Contador