Slideshow! Todas as fotos

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Será legal colocar fotos dos jogos em Blogues?

Bem, recebi um comentário de um senhor do Clube Trafaria, dizendo que encontrou por acaso o nosso blogue, e gostou muito de ver as fotografias do jogo.

Comentou aquele jogo complicado, em que os miúdos se agrediram, lembrou o torneio da câmara no campo do beira mar em que gostou muito de ver o Almada jogar, fez elogios á evolução da nossa equipa, que evoluiu muito, diz mesmo que muitas das nossas derrotas «foram meros deslizes» porque achou a nossa equipa forte.

Bem, posto isto, e mais alguns detalhes, coloca-me uma questão:

«Não sei se o senhor pode, legalmente, colocar fotos dos miúdos na Internet sem a sua autorização!».

De qualquer forma, acaba dizendo que como gostou tanto de ver aquelas fotos, certamente os miíudos do Trafaria teriam adorado vê-las também, e lamenta que não tenhamos avisado da existência do Blog!

Quanto às várias questões, partilho convosco a minha reflexão:

Agradeço imenso, em nome da equipa, de pais, enfim de toda a comunidade que representa os Infantis do Almada, os seus elogios, a agradeço o cuidado de ter enviado esse comentário.

Quanto à questão legal de uso em blogues de imagens públicas, sinceramente digo que não estudei o assunto, nem nunca li nada sobre isso!
No entanto, como muitos de vós sabem, sou profissional da comunicação, e sei algumas coisas básicas, até porque já tive que as enfrentar, até judicialmente, em termos profissionais.
Uma imagem de uma pessoa em espaço público, enquadrada na paisagem, é uma imagem pública, e não há lugar a autorizações.
Quem quer preservar a sua imagem a tal ponto, não se expõe publicamente no espaço público.
Obviamente, e isso está referido na lei, se uma pessoa solicitar explicitamente a preservação da imagem, ninguém a poderá expôr em espaço público. É o caso muito fácil de todos perceberem, dos arguidos que vão a tribunal e requerem a preservação da imagem, os agentes permitem que vão tapados na via pública (não se livram das fotos de qualquer forma) e os juízis proíbem as imagens na sala de audiências.

Em segundo lugar, estamos a falar de uma prova desportiva, em espaço aberto, por norma público. Ninguém jamais me proibirá de tirar uma foto dentro do estádio da Luz, ou numa prova de ciclismo na via pública.

O Desporto é uma manifestação ´pública, uma exibição... mais uma vez, quem faz questão de preservar a sua imagem tem de ter o cuidado ou de prescindir de desportos de exibição pública, ou tem de requerer especificamente essa preservação de identidade.

Pode, eventualmente, haver legislação específica que eu desconheça, mas prometo ir averiguar.

Depois, temos ainda outra questão: As fotos que tiro são, essencialmente dos nossos miúdos. Se algum pai me tivesse manifestado esse interesse, de não fotografar seu filho, eu obviamente respeitaria. Aparecerem os jogadores adversários nas imagens, é uma questão marginal... aparecem de facto em pequena percentagem.


Depois, quanto ao lamento do senhor Ferraz, de que não informei a existência do blog...
Bem, eu confesso-lhe, quem me dera que todos os miúdos soubessem que existia o blog, quem me dera que todos se divertissem com aquilo... Nada me daria mais felicidade.

Como publicitar isso?
Bem... Talvez se existirem as prometidas obras de instalação de um sintético no segundo campo, possamos estudar a possibilidade de colocar uma informação no banco de supelentes, dando a indicação de que vão existir fotos daquele jogo e dos outros.
Estou agora a pensar se não será possível meter um papel também nas cabines dos Visitantes e também do Árbitro.

Vejo agora que é uma ideia interessante. Para os dirigentes do Almada decidirem se querem ou não!

Posso até esforçar-me em fazer uma outra coisa (estou eu agora aqui a pensar...) que é estabelecer que em todos os jogos farei uma foto de conjunto das duas equipas logo no início (tinha de ir pedir imediatamente aos treinadores antes de entrarem em campo) e colocarei no Blog.

Isso seria até um factor de motivação para os miúdos:

Imaginem os miúdos a comentarem:
«Pessoal, este sábado vamos jogar ao Almada, o clube que tem aquele blog onde metem sempre a foto das duas equipas... que fixeee!!!»

Bem, mais umas ideias que ficam aqui!

Abraços e felicidades!
(continuo ausente... a navegar... mas a espreitar diariamente o blog a ver se não há comentários!)

1 comentário:

  1. Acho que é uma boa ideia, assim os míudos de ambas as equipas podiam ver o seu desempenho através das fotografias. Deste modo vai haver mais visitantes no blog enriquecendo-o, mas também vai dar a conhecer o clube e as escolas geração benfica mostrando a evolução dos nossos jogadores e o bom trabalho que têm vindo a realizar; por mim a ideia é para ficar...

    beta

    ResponderEliminar

Contador