Slideshow! Todas as fotos

domingo, 15 de fevereiro de 2009

O meu «sete» ideal

Eu nunca vi o Ruben a jogar à frente... por isso não tenho essa indicação que alguns de vós têm.

Mas, pelo menos até agora, não vejo razões para tirar o Ruben da baliza, uma vez que é um belíssimo guarda-redes.

Assim, eis o meu «sete» ideal:

Ruben

Defesas: Diogo e Marcos (parece que foi embora...)

Médios:
Elídio, Mário e Galego
Avançado: Luís


Agora, a verdade é que esta tem sido a equipa principal em muitos jogos (não o Marcos, mas o Rui) e não foi por isso que conseguimos ganhar. Mas continuo a achar que este é, com os míudos que temos, o «sete» mais forte.

Tenho pena que o marcos tenha ido embora, porque parecia-me um miúdo com grandes possibilidades de crescer como jogador, tinha a atitude certa, e bom posicionamento no campo.

Quanto à dupla Diogo + Rui, acho que não é perfeita por uma simples razão. São dois jogadores muito parecidos. Tanto um como outro tendem a ficar atrás (não sobem no terreno, não ajudam a empurrar a equipa para a frente) ambos são relativamente lentos, são facilmente «comidos» por avançados rápidos... já vimos vários golos dos adversários em jogadas destas...
Acho que a dupla de centrais tem de ter um jogador com o perfil do Diogo e Rui, mas o outro central tem de ser muito mais rápido, tem de ser um jogador para fazer as dobras, tem de ser um jogador que também saiba empurrar a equipa para frente, que comece o jogo a partir de trás, com a bola no chão, com bons passes, não pode ser com biqueiradas, bolas a despachar como muitas vezes temos visto.

Nestas condições, e caso o Henrique esteja a defender bem, a colocação do Rúben a central pode ser efectivamente uma boa ideia.

Mas há mais opções.
Apesar de achar que o Mário tem um jogo muito prático (não faz fintas, só porque lhe apetece, procura sempre passar a bola o mais depressa que pode) e é útil à equipa no meio-campo, tenho de reconhecer que o lugar onde ele joga mesmo bem é precisamente como segundo central, a fazer as dobras. Por outro lado, como médio, corre o campo todo e faz segundas partes mais fracas, pois está em esforço. Jogando atrás consegue ter genica o jogo todo.

Outra alteração que é possível, colocar o Galego ao centro. Sabemos que é um jogador muito habilidoso, segura bem a bola e saber fazer bons passes, mas não é propriamente um jogador rápido, e por isso quando encostado à direita tende a ser egoísta, procurando a finta. Como não tem corpo para aguentar a carga de ombro... tem muitas dificuldades naquele lugar.
Eu experimentaria o galego ou a médio centro, ou mesmo a avançado, mas ao meio.


O Luís está cada vez melhor no papel de «pivot», a receber as bolas de costas para a baliza. Já tem conseguido virar-se e ultrapassar os defesas criando jogadas perigosas.
Mas o Luís é dos jogadores mais rápidos que temos. Será que se adaptava a correr pela direita ou pela esquerda? Eu testava...


O Elídio é jogador de corredor, seja à esquerda ou à direita. Mas precisa que alguém no banco passe o jogo todo a chamar-lhe a atenção.
Perde-se.
Esquece-se de vir atrás, esquece-se que tem de marcar o médio adversário... Só é bom ofensivamente... mas quando se falha a defender, toda a equipa fica comprometida!


E agora uma proposta ainda mais arrojada:

Henrique
Defesas: Mário e Ruben
Médios: Ilídio, Galego, Luís
Avançado: Diogo

A substituir os médios:
Virginaldo, ao meio, Ricardo, ao meio ou direita, Pedro à direita

A substituir a defesa: Rui e Maria


E as vossas ideias surpreendentes???

Sem comentários:

Enviar um comentário

Contador