Slideshow! Todas as fotos

sábado, 21 de março de 2009

Equívocos e ameaças

Escrevi, ainda a quente, sobre as ameaças de um senhor do Barreirense, que, achando-se muito superior (não sei porquê, basta ler o que escreveu no site do Barreirense) me ameaçou com queixas só porque alertei o árbitro que os miúdos não estavam a jogar futebol. Aquilo já parecia andebol, jogava-se mais com os braços que com os pés.


Esse senhor não teve a coragem de vir ao pé de mim explicar-me que não devia falar para dentro do campo, com argumentos válidos. Todos nós que gostamos de futebol sabemos isso. Empolgamo-nos, vivemos aquilo, enervamo-nos... faz parte do futebol. Todos nós sabemos que passados 10 minutos já tudo passou... É esta magia do futebol que atrai milhões. Vibramos com o jogo.

Não. Não se deve falar para dentro do campo. É verdade! Eu sei disso. Todos sabemos que não se deve fazer isso.
E quantas são as pessoas que conseguem ver um jogo caladinhas, sem comentar, sem felicitar um jogador, sem lamentar uma falha...??? São poucas!

Faz parte do jogo!


Mas este senhor falou comigo como se eu tivesse cometido um erro gravíssimo. Como se tivesse cometido uma infracção à lei. E faz aquilo que nunca se deve fazer a uma pessoa honesta, humilde, cidadão exemplar, que cumpre todas as suas obrigações, que obedece exemplarmente às regras da vida em comunidade: Veio com ameaças!

Meu caro senhor. O Mundo mudou! Já não há a PIDE, já não se pode proibir as pessoas de falarem. Ainda não se apercebeu disso?

Agora, numa sociedade democrática e livre, deve ter medo quem foge à lei, quem não paga impostos, quem rouba, quem é desonesto, quem comete crimes.

Percebe porque não tenho medo das suas ameaças?


Bem, a verdade é que este senhor leu o que escrevi no blog e sentiu-se insultado.
Não sei porquê, porque em nenhum momento lhe chamei qualquer impropério.
Não insulto ninguém.
Não fui educado assim!
Este é um site também para os miúdos, e jamais pensaria em colocar aqui asneiras.
Manifestei apenas a minha indignação.

Disse, com argumentos, que não quero voltar àquela academia, porque fui lá maltratado. Que lamentava que formassem ali miúdos e deixassem que jogassem sem desportivismo... lamentei que ninguém do Barreirense chamasse a atenção aos miúdos que andavam a insultar os pequenos do Almada...

Isto são dados objectivos. Muita gente estava ali e viu!

Mas este senhor sentiu-se insultado e colocou um post no site do Barreirense.

Mais uma vez recorre às ameaças.



Este senhor ainda não percebeu que vivemos num mundo livre!
Pior, não percebeu que quanto mais me ameaçar, mais me vai ter à perna. Eu não admito ameaças!


Este senhor não sabe que estamos na geração da Net. Não percebeu que há milhões de blogues por todo o mundo, onde as pessoas colocam as suas opiniões, as suas críticas, tudo o que quiserem, desde que não cometam nenhum crime. E eu não cometo crimes!


É o mundo livre este em que vivemos!
As opiniões são bem vindas. Pedem-se argumentos.

Argumente senhor! Não ameace! Argumente!

Convença-nos de que tem razão!

Eu sou uma pessoa humilde.
Posso até chegar à conclusão que o senhor tem toda a razão e que todos os meus argumentos são absurdos. Mas argumente! Convença-me!

Agora, não me ameace! Isso é que não!


No site começa o senhor por dizer que vai rebater todas as minhas acusações... mas escreve, escreve, escreve... e nunca fala dos factos.
Porque será?

Porque razão senhor não explica o seu silêncio perante um jogo em que os miúdos deviam estar a divertir-se e andavam todos aos gritos uns com os outros??? Porquê? Porque não fala dos factos?

Sim, era disso que eu gostaria que o senhor falasse.
Alguma explicação!

É capaz de nos dizer que estava a gostar de ver os seus miúdos a jogar?

Diga-nos! Estava a gostar de os ver jogar?



É capaz de nos dizer, publicamente, que acha bem que os seus miúdos se aproximassem dos do Almada e dissessem ao ouvido «Quando passares por mim vais levar, vou dar-te uma cacetada que vais ver...»

Diga-nos! É isso que queremos saber. Acha isso bem?

Diga-me o que pensa disto! Queria ouvir a sua opinião!

E não diga que é mentira que eu ponho-o a falar com 3 ou 4 jogadores que o comprovam!

Diga-me lá. O que acha? É bonito? Faz parte do futebol? é-lhes ensinado isso? Foi espontâneo de 2 ou 3 miudos? Explique-me!

Convença-me de que estou errado!

Não, os factos não lhe interessam.

E depois, a educação vê-se assim.
Eu tenho um blogue particular. Qualquer pessoa pode fazê-lo. demora 20 segundos. Eu assumo as responsabilidades por tudo o que aparece neste blog. mas é meu. Pessoal.

E jamais insultarei alguém aqui. é meu, tem o meu nome.
Mas o senhor chama-me «inergúmeno» no site oficial do Barreirense... É Bonito!

Insulta-me por ter falado durante o jogo (que inocente este senhor... parece que é uma anormalidade... em todos os jogos que vejo há pais a falarem...)

Que crime horrendo que cometi!

Ter dito a um árbitro se aquilo era andebol... porque havia miúdos a jogarem com as mãos...

(Acabei de ver na televisão o Benfica Sporting... e por 2 ou 3 vezes, mesmo sem som, lê-se nos lábios dos treinadores e jogadores enormes palavrões... num jogo que se vê na televisão... para milhões!)

E quer este senhor dizer que eu cometi um crime gravíssimo por ter alertado o árbitro que os míudos não estavam a jogar futebol???

Deixemo-nos de brincadeiras...


Mas, em teoria, imagine-se que sim, que era muito grave!
Vamos imaginar que eu ter dito algo ao árbitro era muito grave.

Não era sensato chamar-me, chegar ao pé de mim e dizer, tranquilamente, «oiça, faça lá o favor de não falar com o árbitro, é um jovem, está a fazer o melhor que sabe!»

Não era normal que o fizesse?

Obviamente eu respeitaria, e diria o que me preocupava: «Veja lá o comportamento dos seus miúdos... estão ali a puxar camisolas... isto é feio». E o senhor até poderia argumentar: «Olhe que não... os miudos estão nervosos, é só isso, deixe-os lá jogar»... E assim sim, seria uma conversa entre pessoas adultas e inteligentes!

Mas não.
A solução para este senhor é ameaçar!



E não, não vale a pena tentar associar-me a qualquer entidade. Não encontre aí qualquer forma de se queixar a mais entidades, porque eu sou eu. Um cidadão que tem opinião e não tem medo de quem lhes faz ameaças.




Mais.
Tenho a consciência tranquila, porque em tudo na vida me movo por motivações de justiça, de bondade, de profissionalismo...
Ou seja, estou muito bem blindado para não me deixar amedrontar por qualquer um que acha que me pode ameaçar...

Meu senhor, quando levamos a vida sempre a querer fazer as coisas bem feitas, sempre a pensar que não quero prejudicar ninguém, que quero ajudar quem precisa sempre que possa, que cumpro todas as regras que há para cumprir, que pago todos os meus impostos dentro dos prazos, quando se vive assim...
Não há razões para ter medo de nada.
Muito menos de ameaças!

Percebe agora a minha tranquilidade?

é por isso!
É que estou tão convicto de que faço tudo na minha vida sem querer prejudicar ninguém, sem atropelar regras, sem querer mais do que aquilo que mereço, sem ambições desmedidas, sem «espertices», sem sacanices... nada. Durmo sempre tranquilamente!




Saudações desportivas...

(Refere o senhor que o Barreirense é um grande Clube. com mais de cem anos. Pois é. Grande orgulho tenho, como benfiquista, que tenham saído desse clube grandes jogadores como o Chalana, o Bento, etc etc...

Mas, insisto, não vale a pena misturar os assuntos.

A mim preocupou-me uma atitude que presenciei na Academia do Barreirense. E eu não misturo as coisas. Uma coisa são as instituições, outra são as pessoas.
As instituições ficam, as pessoas passam por elas... Umas boas, outras menos boas...


Repito, o Barreirense é, de facto, um grande clube, com uma grande História!

Quanto aos insultos... ficam para quem os pratica.
Eu tenho a consciência tranquila.
Não insulto ninguém.
Foi assim que me educaram...



O taxista tem de conduzir sabendo que há muita gente a conduzir mal, e que há ladrões que lhes querem roubar dinheiro. Tem de aprender a lidar com isto.

O Advogado trabalha sabendo que há o risco de o seu cliente estar a mentir-lhe.

O Construtor trabalha sabendo que nem sempre o tempo está favorável, e todo o equipamento pode cair com o vento, tem de se precaver.

O Treinador/Árbitro/jogador trabalha sabendo que há pessoas a ver os jogos, que se empolgam, que vibram e se enervam... que falam para dentro do campo...


Todos nós gostaríamos que não houvesse interferências no nosso trabalho, mas elas existem e temos de saber trabalhar com isso!

Fazer disso um drama...

é ridículo, e quase infantil...

5 comentários:

  1. Chamo-me Ezequiel Pessoa, sou associado do Futebol Clube Barreirense e é com alguma pena e perplexidade que li algumas acusações feitas neste blog ao Futebol Clube Barreirense e à sua Academia.

    Antes de mais gostaria de o convidar para voltar á nossa Academia. Não deixe de o fazer. A sério.

    O seu comportamento na Academia e o que escreveu nestas páginas revelam-no uma pessoa cheia de qualidades e virtuosismo: não comete erros, não se exalta, não ofende ninguém, defende os valores humanos mais nobres, insurge-se contra as injustiças, não tem medo, relembra os tempos da PIDE e volta a dizer que não tem medo, tem o dom da palavra, é conciliador, é justo, é humilde, tem auto-critica.
    Por tudo isto é que gostaria mesmo que voltasse à nossa Academia. Tem muito para nos ensinar. Precisamos de si. E não estou a brincar, estou mesmo a falar a sério!

    Já sei, estamos na geração da net, o blog é seu e pode dizer aquilo que quiser, não é verdade?
    Pois o que o seu blog demosntra é que a geração net pode criar pessoas com um ego monstruoso, que nem um polvo com os seus tentáculos aglutinadores. E diga-me lá de que tamhanho é o seu umbigo? É bem grande não é?

    Pronto,agora é que eu gostaria de o estar a ouvir, concerteza teria uma palavrinha amiga e conciliadora para me dizer, não e verdade?

    Olhe, então eu vou-me deixar desta conversinha que não nos leva a lado nenhum e vou ser verdadeiro consigo. Esqueça o que aconteceu. O calor da discussão já lá vai. Podemos ser um pouco mais racionais e pensar sobre o que aconteceu.

    Estou aqui não para incendiar mais os animos mas para por alguma água na fervura, por isso entenda as minhas palavras como amigas.

    A Academia do Barreirense tem por hábito organizar encontros desta natureza com o objectivo de dar competitividade aos seus jovens jogadores. Mais, promover um saudável convivio entre jovens e respectivos familiares que os acompanham. Não sei se sabe, mas na manhã do dia em que se realizou o torneio, os escalões jovens do FCBarreirense estiveram em competição. Por isso, a equipa que se apresentou à tarde, no referido torneio, era uma equipa para ganhar competitividade, minutos de jogo. Portanto quando refere "Ganância. Só ganância para ganhar!" penso que não está a ser correcto e muito menos justo.

    É preocupação dos responsáveis da Academia e do FC Barreirense Formar jovens, ao nível Humano e Desportivo. Orgulho-me que o meu clube tenha um património desportivo como poucos no distrito: tem todas as equipas a disputar os campeonatos nacionais.
    Património Humano também temos: presidente, dirigentes, treinadores, colaboradores e as centenas de crianças, homens e mulheres que vestem as nossas camisolas. Todos eles dedicam-se de corpo e alma a esta casa, de outra maneira não seria possivel o FCBarreirense existir.
    Conheço bem a realidade do FCBarreirense, sei que tem uma política de exigência no recrutamento de atletas e de colaboradores. Todos os treinadores do FCBarreirense são escolhidos tendo em conta a sua personalidade e qualidade humanas.
    Peço-lhe que não ponha isso em causa!

    Se algo não correu como gostaria, da próxima correrá melhor!
    Vamos esquecer este episódio! Vamos avançar e, sinceramente, convido-o a voltar á nossa Academia. Será bem vindo. Pergunte por mim e receberei-o muito bem. Beberemos um copo ou um sumo. Falaremos de forma cordial sobre o que aconteceu. Apresentar-lhe-ei a pessoa de camisola branca e terá a oportunidade de o conhecer. Dar-lhe-á um aperto de mão. Perceberão que ambos são pessoas que gostam muito de futebol e que partilham muita coisa em comum.

    Cumprimentos sinceros,

    Ezequiel Pessoa

    ResponderEliminar
  2. Caro Ezequiel.
    Viva!

    Ainda bem que recebo uma prova de que há pessoas com bom senso no vosso clube. Óbviamente. EM todas as instituições há gente boa e gente má.

    É próprio da vida... Em tudo há bom e mau.

    Obviamente que estarei sempre disposto a conversar sobre futebol, sobre formação, sobre crianças, sobre humanismo, sobre desportivismo... sobre tudo.

    E agradeço, desde já, o seu cordial testemunho.

    O senhor dirá, se calhar com razão, que foram injustas as minhas opiniões sobre o que vi nesse dia do torneio triangular.

    Até aceito isso.
    E por isso mesmo no post que fiz posteriormente, expliquei que «escrevi a quente»
    É verdade que o fiz.

    Vim do Barreiro com um estado de nervos que, mal cheguei a casa, foi a primeira coisa que fiz.

    Despejei toda a minha raiva no Blog.
    De certeza que cometi exageros. Com toda a certeza. Como toda e qualquer pessoa que se sente insultada.

    O senhor Ezequiel parece-me uma pessoa inteligente, de certeza percebeu as razões da minha raiva. Parece-me claro em tudo o que escrevi:

    DETESTO QUE ME AMEAÇEM.

    Esse seu colega ameaçou-me duas vezes. E isso, confesso-lhe, é uma coisa que não tolero. Ameaçar-me??? Em nome de quê? Em nome de quem? Quem é o senhor para me ameaçar???


    Diga-me, sinceramente: Porque razão me ameaça?
    Então os senhores vivem neste mundo do futebol e não estão habituados a lidar com as pessoas que se enervam a ver os jogos???

    Não têm a capacidade de dizer, com a tranquilidade de quem sabe que é mesmo assim, de quem sabe que isto acontece com frequência, de quem sabe que o futebol tem essa magia de empolgar, de deixar as pessoas em stress... ao ponto de dizerem coisas que mais tarde se arrependem de ter dito?

    Não vemos o nosso Mourinho, o dito melhor treinador do Mundo a enervar-se, a chamar palavrões, a irritar-se com a imprensa e a ser malcriado... não sabemos todos nós que isto faz parte do futebol? Que passados dez minutos... já nos arrependemos do que dissemos, do que fizemos?

    Esse senhor não sabe lidar com isso?
    Porque me ameaça?

    Porquê???


    É só esta a razão da minha revolta.
    Nada mais.

    Quanto ao jogo, obviamente são miudos... também se enervam, e às vezes fazem aquilo que não deviam... é normal. eu aceito isso! Na altura chamei a atenção do árbitro... mas, cá para nós... estou arrependido de o ter feito. Não devia ter falado para dentro de campo.

    Não devia ! Eu sei! É errado! É incorrecto!


    O que eu não admito é ameaças... isso deixa-me possesso. Como se pode ver pelo que escrevi...

    Todo aquele meu texto transpira revolta... hoje não o escreveria, obviamente.


    Não sei se está a ironizar quando se refere às minhas ditas «qualidades»...

    admito que sim, que esteja a ironizar.
    Também não me importo com isso.
    Pelo que escrevi, mereço que duvide de mim, e que me ache um convencido, que me ache a pessoa mais irritante ao cimo da terra.

    O que lhe quero dizer, caro Ezequiel, é só isto.

    Se um dia me conhecer, pode ter a certeza que vai gostar de mim. Porque sou mesmo boa pessoa... não desejo guerras com ninguém, não é da minha maneira de ser.

    Fiquei transtornado porque, repito, não tolero ameaças.


    Já sei, estamos na geração da net, o blog é seu e pode dizer aquilo que quiser, não é verdade?
    Pois o que o seu blog demosntra é que a geração net pode criar pessoas com um ego monstruoso, que nem um polvo com os seus tentáculos aglutinadores. E diga-me lá de que tamhanho é o seu umbigo? É bem grande não é?

    Sobre este seu parágrafo, nem vou comentar.
    Está no seu direito. Pode imaginar o que quer que seja. ´Pode imaginar-me como a pessoa mais horrenda ao cimo da terra. Está no seu direito.
    As pessoas que me conhecem sabem como sou!

    Mas digo-lhe.

    Sabe o que a geração da Net trouxe mesmo? é liberdade! Pois é!!! Eu posso dizer o que bem quiser, pois posso, desde que não cometa nenhum crime.

    Sabe como era antes?

    O senhor insultava-me... e eu tinha que me calar.
    A Net permite-me argumentar.
    Sou livre. Ninguém me impede.
    Ninguém o obriga a vir ler o Blog. Mas muita gente lhe vai falar do blog, e a mensagem passa.

    A liberdade de argumentar é mesmo uma coisa assustadora não é???
    Pois é!

    Era mais fácil no tempo em que ameaçavamos as pessoas, como se fossemos poderosos e mandássemos nos outros.
    E os outros ou tinham medo e amochavam... ou iam à luta, a vias de facto!
    Mas a Idade Média já lá vai.
    Veivemos nos tempos da inteligência. Argumentos...
    É um mundo em que podemos transmitir opiniões, dentro da lei, e nenhuma ameaça nos impede de o fazer!

    É chato?
    Pois é!

    É chato porque não nos basta ameaçar. Temos de dar argumentos mais fortes para convencer as pessoas de que temos razão. Pois é!
    Isso obriga a que tenhamos mesmo bons argumentos. Que sejamos inteligentes... Nem sempre todas as mentes dispõem dessas qualidades...



    Agora, não sei se o senhor Ezequiel estava a ver o torneio trangular.
    Viu a agressividade dos seus miúdos?

    Viu ou não?
    É que se não viu, não vamos perder tempo com isso.
    Se viu... percebeu certamente os meus argumentos.
    Aquilo não era futebol.

    Viu o Sporting Faro no Algarve?
    Viu como o derlei ia a correr fisgado no adversário só para lhe dar na canela sem olhar sequer para a bola??? Pois, havia meninos do Barreirense a jogar assim.

    E então? Continua a dizer-me que os miúdos estavam ali só para ganhar minutos de jogo?
    É que não foi isso que vimos em campo!

    E.... azar dos azares... Filmei o jogo todo!!!
    Pois é!
    Eu estava a gravar em vídeo.
    Ainda não tive tempo para editar os vídeos.
    Nem sei quando vou ter. Mas está ali tudo...




    Eu até aceito que me diga que os miúdos se transtornaram com alguma coisa... e que é normal que isso aconteça!!!
    Eu admito isso!

    Agora não me façam de parvo!
    Eu vi... os miudos do Almada comentaram no final do jogo, que aquilo estava muito feio...

    Mas sobre isto os senhores não querem falar pois não?
    Claro que não!

    Não interessa.


    Eu sou um ET, vim de Marte naquele momento... enervei-me com algo que imaginei... sonhei com um jogo que não existiu... e os senhores do Barreirense são as pessoas mais cordatas do mundo!
    E eu sou um louco!

    Quando falei em ganância para ganhar, foi o que vi.
    Não imaginei!
    O senhor pode dizer-me que não é isso que ensinam aos miúdos, e eu acredito piamente nisso. Obviamente. Mas não foi isso que aconteceu naquela tarde de sábado!




    Mas pronto. Estou consigo!
    É melhor esquecer tudo!

    Se lhe disser que tenho andado enervado estes dias por causa desse episódio... é verdade! Tenho andado mesmo enervado com isso!

    Todos nós temos defeitos e qualidades. Eu tenho esse defeito. Alguém que me ameace tem-me à perna!
    Não admito isso!

    Sabe... eu sou daquelas pessoas que anda voltas e voltas para estacionar o carro... finalmente abre um lugar numa zona de parquímetro. Eu estaciono o carro. Vou ao parquímetro e vejo que está avariado.... eu tiro o carro e vou procurar outro sítio!
    Sou do tipo de pessoa que gosta de cumprir as regras... que não gosta de prejudicar ninguém. Mas nunca me ameacem...


    Eu estou disponível, claro, para esquecer tudo!

    Mas não deixo de lamentar...

    Tudo isto revela um dos graves problemas no mundo do futebol em Portugal.
    Dirigentes, treinadores, toda essa gente que vive à volta do futebol... ainda não perceberam que quando as pessoas deixarem de vibrar com o futebol... será um desporto como o badminton, o ténis de mesa, o voleibol... desportos que atraem dezenas de pessoas...

    Depois, quando se acham donos do mundo... que se sentem tão importantes que podem ameaçar um mero cidadão... é triste!!!


    Quanto ao futebol de formação... esquecem-se que só existe à custa do esforço dos pais. O grande esforço dos pais. Ir levar, ir buscar, equipamentos, mensalidades... tudo isso é um grande esforço que os pais fazem pelos miúdos... no dia em que os pais deixarem de se envolver no entusiasmo pelo futebol...

    Os clubes não têm miúdos!


    Caro Ezequiel... espero que não leve a mal aquilo que lhe digo, é a minha opinião.
    Pode discordar, claro, mas ao contrário do senhor de branco, saiba ouvir opiniões diferentes.

    Eu ouvi as suas opiniões... e gostei!

    Fiquei até a admirá-lo!

    Espero que tenha um cargo importante no Barreirense, porque é, tenho a certeza, uma pessoa muito válida.

    Abraços!
    E tudo de bom para o vosso clube!

    ResponderEliminar
  3. Avancemos! Felicidades para todos.
    Não se irrite mais. Teria muita coisa para lhe dizer e muito gosto em argumentar consigo. Mas acho que já conseguimos o mais importante: conversar e serenar os animos.


    Até sempre,

    Ezequiel Pessoa

    ResponderEliminar
  4. Grande abraço!

    E muitas vitórias para o vosso clube, com o qual simpatizo muito.
    Já agora...
    O Carlos Manuel também nasceu no Barreirense, ou estou baralhado?

    ResponderEliminar
  5. Sim o Carlos Manuel também passou pelo FCBarreirense.

    Se quiser consulte a página:

    http://www.fcbarreirense.com/index.php?option=com_content&task=view&id=836&Itemid=183

    e tem os nomes de alguns dos jogadores que passaram pelo clube e que se destacaram no futebol nacional, acompanhado de algumas estórias bem engraçadas.

    Um abraço,

    Ezequiel Pessoa

    ResponderEliminar

Contador