Slideshow! Todas as fotos

sábado, 14 de março de 2009

Mini Torneio na Academia do Barreirense 14MAR2009






Dois jogos duas vitórias. Um dia em cheio para os infantis.


Barreirense 3 Sporting (escola de Setúbal) 1

Sporting (escola de Setúbal) 1 Almada SLB 9

Barreirense 4 Almada SLB 5


1º Almada SLB 2 V 6 Pontos Golos 14 - 5
2ª Barreirense 1V 3 Pontos Golos 7 - 6
3º Sporting 0V 0 pontos Golos 2 - 12


O primeiro jogo foi relativamente fácil, como se vê pelo resultado.
Mas foi um bom jogo.

O segundo jogo tem muito que se lhe diga. Os da casa queriam levar a taça à força, e estavam a jogar feio. Comecei a ver miúdos da nossa equipa a enervarem-se, o Beto estava já a reagir muito mal, o Diogo já se queixava, o Mário levantava os braços. Comecei a levantar a voz para o árbitro ver as faltas que o Barreirense fazia e não eram marcadas. Um senhor da Academia do Barreirense chamou-me a atenção. Mas sobre este caso eu conto com todos os pormenores mais a baixo.
Para já o relato dos jogos:

Sporting - 1 Almada SLB- 9

O Almada começou logo mais forte, mas não de forma esmagadora, como o resultado denuncia.
A equipa do Sporting jogava bola no chão, uma equipa interessante, sempre com a preocupação de jogar no pé do jogador mais perto. Gostei de ver.
Só que o Sporting acabara mesmo de jogar com o Barreirense, teve 5 minutos de descanso, e jogou logo de seguida.
O Cansaço, obviamente reflectiu-se no resultado, nomeadamente porque na segunda parte as pernas já não davam para mais.

A equipa da casa, claro, guardou para si o melhor calendário. Jogou, descansou, e voltou a jogar.
(às visitas dá-se o pior prato... interessante esta política do Barreirense)

O Almada fez tb dois jogos seguidos.

Do desempenho do Almada neste jogo, destacaria a forma como
se comportaram em termos de conjunto. Muito apoiados, a ajudar a defender, a atacar. Muito bonito.

Eu destacaria, no desempenho, 4 jogadores que sobressaíram: Em primeiro lugar o Beto. Estava com uma tremenda fome de bola. Tentava chutar de todo e qualquer lugar, às vezes com alguma precipitação, mas deu o litro. Corria atrás, corria à frente. Foi incansável e voltou a mostrar as suas grandes capacidades.

Continuo a dizer que este miúdo, se estivesse inscrito na equipa de Infantis, os resultados da equipa seriam muito diferentes.
É um jogador que tem aquilo que nos falta muitas vezes: Sentido da baliza. É muito bom tecnicamente, é muito bom a rematar!
Os meus parabéns ao Beto. (apesar de alguns egoísmos, que são compreensíveis num miúdo que só treina e não joga - nestas oportunidades quer compensar o tempo todo perdido...)

Em segundo lugar, colocaria o Mário.
Quem o viu jogar nem imaginou que fizera um jogo para o campeonato três horas antes.
Esteve incansável e repetiu em cada um dos dois jogos a notável exibição que fez no jogo da manhã, no Zambujal, em que até marcou dois golos (é raro o Mário marcar golos...)
Foi o verdadeiro «dono» do meio campo em cada um dos 3 jogos que fez hoje!
Foi, digo-o tranquilamente, um dos melhores jogos que já o vi fazer!

Em terceiro lugar, o Diogo Santana.
Também tinha feito um jogo notável de manhã, sem mácula, tudo a correr bem.
à tarde repetiu a exibição, também muito calmo na defesa, e muito eficaz na ajuda no ataque.
Gostei muito de ver.

Em quarto lugar um menino que não conhecia: O Filipe.
Tem uma grande qualidade, corre com grande rapidez no sentido da baliza, tem bons pés, é bom tecnicamente, e tem remate. Tudo características quer fazem dele um jogador que devia ser incluído na equipa dos infantis. Tem o perfil que nos falta, um jogador que corre para os espaços vazios e se vira para a baliza.
Obviamente comete muitos erros, até porque está há pouco tempo no Almada, nunca jogou com aquela equipa.
Criou inúmeras oportunidades que, ele próprio desperdiçou, por falta de levantar mais a cabeça, por algum egoísmo. Tudo pormenores a corrigir, num miúdo com grande potencial. Espero que possa ser inscrito e jogar na segunda volta. Daria grande ajuda à nossa equipa.
Parabéns Filipe!
Grande jogo!


Depois, não posso deixar de mencionar outros jogadores que estiveram também em grande forma.

O André (mais pequeno) foi muito rápido, desmarcou-se sempre muito bem, foi muito insistente
, esteve imparável. Gostei muito de o ver.
Foi pena que tivesse jogado à esquerda. Porque criou muitas oportunidades de golo (pelo menos umas 4 vezes) esteve virado para o guarda-redes a 4 metros da baliza, mas não teve força para chutar, ou chutou torto. Mas estava no sítio certo e com a bola dominada. Agora é só aperfeiçoar!

O André (mais alto) fez também um belíssimo jogo. Muito lutador, e rápido na desmarcação.

O Ricardo, só no segundo jogo, talvez mais tranquilo, mostrou o seu verdadeiro potencial. Passes formidáveis para o espaço vazio e para a corrida dos avançados, a jogar com o colega mais perto, sempre bola nos pés. Eu diria que nunca o tinha visto jogar assim! E gostei muito.
O que me dá a certeza que é um jogador que só precisa ganhar confiança. Que tem de ser construída. O Ricardo tem de se convencer que é bom, porque efectivamente é! Só precisa de ter essa confiança e vai dar nas vistas. Tem grande visão de jogo!





Barreirense 4 Almada SLB 5



Bem, sobre este jogo não vou falar muito.
Até porque me irritei bastante com o que vi. (vão ver mais abaixo porquê)
Basta-me dizer que a equipa do Barreirense é um bom conjunto. Tem belíssimos jogadores, 2 ou 3 acima da média, e jogam bem em equipa.
Só foi pena que, quando começaram a perder e viram que o Almada estava mais forte, começassem a jogar feio. A jogar muito feio.
Sei que não é culpa deles.
Os treinadores existem para isso. para ensinar os miúdos que o importante não é ganhar, é jogar bem. E eles queriam ganhar à força e empurravam, puxavam camisolas, ofendiam os nossos jogadores, ameaçavam que iam fazer isto e aquilo!


Isso é muito feio!
Não gostei!
E tenho muita pena.
Fiquei até com a impressão que foram instruídos para fazerem aquele jogo sujo! O que é muito feio!

Houve logo um pormenor... que é apenas um pormenor... mas que dá para ver bem a cabeça daquela gente.

O Benfica e o Barreirense são ambos equipamentos vermelhos. Uma das equipas tinha que jogar com colete.
O barreirense organizou o torneio, até teve tempo para imprimir uns panfletos que vi colados na parede, portanto sabia que vinha uma equipa do Sporting e uma do Benfica. Tinha, obviamente que preparar-se para jogar com segundo equipamento.
Mas não. Levaram o vermelho.
Depois, uma das equipas tinha que vestir o colete.
Obviamente, é a equipa da casa que veste os coletes. Os visitantes são convidados, os miúdos não gostam de jogar de colete.
Os coletes vestem os suplentes... tem uma carga negativa. por outro lado, muitos dos miúdos imprimiram camisolas com os seus nomes. E jogam nas escolas do benfica, gostam dxe ostentar aquelas camisolas.
Uma mente brilhante do Barreirense foi dizer ao treinador do Almada se não se importavam de ficar com os coletes, com uma desculpa esfarrapada: «AH, sabe, é porque nós temos muitos supelentes e os coletes não chegam para todos»!
Desculpa da treta.
Bastava que houvesse dois coletes para o banco, só se troca um jogador de cada vez.
Muito mau!
Aquilo que eu pensava que era apenas um pormenor, afinal estava a mostrar tudo aquilo que se viu!
Gente mal formada!
Ganância. Só ganância para ganhar!
Tentar perturbar o adversário. dar-lhes coletes, picá-los, empurrá-los, chamar-lhes nomes, irritá-los... e meter um árbitro que deixasse correr o jogo...

Que tristeza!






Percebi que os treinadores do Almada SLB são amigos daqueles senhores do Barreirense, mas tenho muita pena, nunca mais ponho ali os pés!
Gente que recebe as visitas daquela forma... Merece visitas do nível deles... e eu dou-me com gente bem educada! Que sabe receber!

Que levem a taça para casa...







EXPLICO AGORA PORQUE ME IRRITEI TANTO NESTE JOGO.

Eu admito que às vezes me passo e levanto a voz para dentro do jogo. E sei que não o devo fazer. Mas não consigo controlar-me! Procuro não ser mal-educado.
Mas as pessoas que me conhecem sabem que só o faço quando vejo coisas que me deixam indignado. Foi o caso.

E todos nós sabemos que estamos muito habituados (mais do que gostaríamos) a perder jogos. Vamos com 8 jogos, uma vitória e sete derrotas. Uma equipa habituada a perder é, inevitavelmente, uma equipa humilde, com fraca auto-estima. Não estamos habituados a jogo sujo!
Perdemos, e pronto, porque os outros são mais fortes. E aceitamos!
Sabemos perder.
No campeonato de Infantis estamos em último (hoje subimos para penúltimo)
Também sabemos que jogamos com miúdos de primeiro ano (11 anos) em equipas A, e as outras não (Têm miúdos com 12 anos). Mas isso não nos chateia. Estamos a gostar de ver a evolução dos miúdos.


Também temos apreciado bastante a participação nestes torneios. São jogos em que a nossa equipa joga sem pressão e joga melhor. Em que rodam miúdos que normalmente não são convocados e gosto muito de os ver. A sua evolução. É muito bom que existam estes torneios, para os miúdos sentirem a adrenalina da competição.

E normalmente nestes torneios o Almada joga bem melhor.
Foi o que aconteceu hoje.

A jogarem tranquilos, a trocar bem a bola, é bonito de se ver. Gostei muito.
Qual foi o problema então?
É que os meninos do Barreirense, a dada altura começaram a distribuir fruta. Puxavam as camisolas, empurravam por trás... era isto que eu via. E atenção, porque na bancada eu não conseguia ouvir aquilo que os miúdos me contaram depois cá fora, no fim do jogo. Mesmo assim, eu não gostei de ver o que estava a acontecer!

Todos sabem que o meu filho, que não é nenhuma estrela, é um miúdo muito cordato em campo. Nunca refila. Não é maldoso. Dá o litro, mas nunca vai a tentar empurrar. Nada.
E hoje estava a vê-lo perturbado. A levantar os braços, a gritar «o que é isto???».
O Beto o mesmo. Exaltado, refilava. Virava-se para os adversários a gritar. Este não é o padrão de comportamento dos nossos jogadores. Algo se estava a passar de anormal.
Quando começo a observar melhor o jogo, noto que os miúdos do Barreirense estavam mesmo a jogar feio... muita mãozinha a puxar camisola, a empurrar pelas costas... a dar encontrões quando a bola está distante... tudo coisas feias!
Por isso senti que tinha de dizer alguma coisa.
Gritei para dentro do campo: «Senhor árbitro, isto é futebol ou andebol? Deixa os miúdos empurrarem, puxar as camisolas???»

O miúdo, (árbitro) coitado, olhava para mim. Parecia comprometido.
Se calhar estava a fazer o seu melhor.
Mas o seu melhor não estava a ser o suficiente... porque os miúdos estavam a ficar muito nervosos!
A verdade é que a partir daquele momento o árbitro começou a apitar as faltas de empurrões, puxões.
Mas um senhor de camisola branca veio ter comigo a dizer que eu não podia fazer aquilo. Que não estava a deixar o árbitro apitar. Ao que respondi, «e o árbitro está a permitir que se estrague um jogo de brincadeira. Daqui a pouco andam os miúdos à pancada por causa do árbitro.»
Este senhor estava preocupado com o quê?
Estava preocupado porque o árbitro poderia começar a apitar bem e assim a taça lhe fugia?
Estava preocupado porquê? Se o jogo estava feio, e se o tal senhor tem responsabilidades no clube não deveria ser ele próprio até a chamar a atenção dos seus treinadores e dos jogadores?


Não. Nada disso!
O tal senhor de branco virou-se para mim e ameaçou-me: «deixe estar que vou queixar-me de si a quem de direito!», «sei muito bem a quem me queixar».
Não percebi o que quis dizer com aquilo.

Mas posso dizer que gosto pouco de ameaças.

E por isso, para esse senhor, que não sei quem julga que é, estou a perder precioso tempo da minha vida para lhe responder:
Que se queixe a quem quiser, que não vivemos em ditadura e falo sempre que quiser, e quando achar que o tenho de fazer.

E já agora digo-lhe mais:

No final do jogo pedi desculpa aos outros pais por me ter exaltado, eles compreenderam, até me disseram que nunca fui malcriado e que fiz bem em ter levantado a voz, porque de facto os miúdos do Barreirense estavam a portar-se mal.

Mas querem saber a melhor?

Quando começo a falar com os miúdos, no final, contam-me uma coisa formidável:

Que os miúdos do Barreirense se aproximavam dos nossos e ameaçavam: «Tás lixado, quando te apanhar com a bola vais levar! Deixa estar que já te lixo! Já te apanho! Vou te dar uma cacetada que vais ver!»

Que raio???

Eu tinha vergonha de ter uma equipa com este comportamento.
Juro, tinha vergonha!
Nós perdemos muitos jogos, mas somos dignos, somos educados, cumprimentamos os adversários, perdemos de cabeça levantada, com a certeza de que fizemos o melhor que sabíamos dentro das regras, sem truques.

Viram o Almada a jogar primeiro com o Sporting (ganhou 9-1) e acharam que só conseguiam ganhar com jogo sujo? Foi isso? É isso que os ensinam??

Vergonha!
Vergonha para o Barreirense.

Este senhor de branco não ensina os seus jogadores a serem educados, a competirem saudavelmente?? É que os do Almada sei eu muito bem que caso algum jogador fizesse conversa deste tipo era imediatamente suspenso e castigado.
Na escola do Benfica do Almada não se permitem faltas de educação.
Na Escola do Benfica não se ensina os miúdos que tudo vale só para se ganhar!
Na Escola do Benfica quando convidamos equipas a jogar connosco, tratamos bem esses convidados.


Esse senhor que falava como se fosse dono do mundo, que vá falar com os seus jogadores e pergunte-lhes o que andaram a fazer dentro de campo.

Dê-lhes lições de desportivismo, de boa educação.

Que se deixe de ameaças e ensine os miúdos. Provavelmente até recebe dinheiro para isso e está a fazer este trabalho miserável que se viu...
Vergonha!!!

A esse senhor de branco digo mais:

O Senhor devia ter vergonha!
Eu, quando convido alguém a minha casa faço os possíveis e os impossíveis para tratar bem as visitas. Tudo por tudo!

Esse senhor devia ter vergonha de convidar equipas para participarem num torneio amigável, estar a ver a sua equipa a jogar muito feio (aquilo não é futebol... puxar as camisolas???? Quem os ensina a fazer isso???) e a deixar andar e depois vir ainda ameaçar um cidadão que se indigna com o que vê!!!


O senhor organizou um torneio para ficar com a taça??? Que leve a taça! Que a compre e a leve logo para sua casa antes mesmo dos jogos!

No Almada ninguém quer taças! Nós só queremos ver os nossos miúdos a evoluir, queremos vê-los a jogar bom futebol. Queremos que se saibam comportar-se como equipa!
Queremos que sejam cada vez mais solidários, que se ajudem uns aos outros, que partilhem momentos de alegria e de tristeza, de esforço, suor, e de relaxamento. Que sejam melhores cidadãos.

Se o meu filho jogasse assim, a puxar camisolas, eu tirava-o do futebol!

Portanto, meu caro senhor de branco, «TENHA VERGONHA NA CARA!»

Da próxima vez que convidar pessoas para sua casa... trate as visitas como deve ser!

E fico-me por aqui!

Aos almadenses, desculpem-me o desabafo!

2 comentários:

  1. É muito feio esconder-se no anonimato!
    Os anónimos são cobardes!

    ResponderEliminar
  2. A partir de agora só enviam comentários bloggers registados!

    Foi para acabar com os anónimos moralistas...
    Era o que faltava.

    Vir mandar bocas... mas anónimo! Se quer criticar, eu agradeço, mas dê a cara... deixe-se de cobardias!

    ResponderEliminar

Contador