Dia escuro. Nuvens negras.
Belas bancadas as do Arrentela, boa panorâmica de jogo, senhor muito simpático a receber bem os visitantes.
Almada de Branco
Arrentela de Azul
Equipa principal:
Ruben (capitão)
Defesa: Rui e Santana
Médios: Kardi, Mário, Galego
Avançado: Luís
Suplentes: Ilídio e Ricardo, Arsénio e Iuri (escolinhas)
RESUMO: Vitória incontestada do Arrentela, a equipa mais forte, mais equilibrada, mais ofensiva, excelente guarda-redes, boa defesa. Muitas oportunidades de golo.
Almada bateu-se bem em determinados momentos, mas muito fraca noutros. Fez uma primeira parte muito fraca, muito mal nas marcações (havia sempre dois jogadores sozinhos a entrar pela esquerda, e o Santana sozinho, e hoje especialmente lento, sem hipótese de evitar a entrada)
DESTAQUES:
Rui: Melhor jogador em campo. O único jogador que soube responder à altura do estilo de jogo muito físico dos do Arrentela.
Luís: Esteve muito lutador mas muito marcado por um defesa (nº8) que jogava muito com os braços. Atingiu-o vfárias vezes, mesmo quando não tinha bola. E quando é assim e o árbitro não vê... só há 2 hipóteses, ou o jogador se revolta e faz o mesmo e o jogo torna-se muito feio, ou o jogador tenta contornar isso desmarcando-se. O Luís tentou a segunda hipótese, mas as bolas também não chegavam lá...
Kardi: Está a subir de forma, esteve bem na contenção, segurou bem a bola quando era preciso, mas também não respondeu bem ao tipo de jogo do Arrentela, muito físico. Entrou muito bem, mas depois começou a ficar receoso. A subir de forma semana para semana...
Galego: Entrou muito mal no jogo. Desatento às marcações, lento a desmarcar-se, lento a passar a bola. Mas na segunda parte voltou com outra energia e aí já foi importante a forma como sabe bem fazer o confronto um para um... Saíram dos seus pés alguns passes de jogadas perigosas para o Almada. A bola do penalty... teria sido uma grande jogada se fosse mais rápido...
André: Não sei que raio se passou, o André estava sempre a escorregar. Mas continua com a atitude certa de dar o litro e rápido a passar para o lado. Um bom jogo, mas abaixo do rendimento que lhe temos visto.
Mário: Mais um jogo mediano, como o da semana passada. Não esteve mal defensivamente, mas não teve o papel que deveria ter, como médio distribuidor de jogo. Na primeira parte estava completamente sozinho, sem ninguém para passar. Quer o Kardi quer o Galego escondiam-se atrás dos do Arrentela... Mário fazia piscinas para trás, para a frente, para trás... Na segunda parte já tinha o Ilídio, mas mesmo assim não conseguiu fazer daqueles passes que desequilibram...
Santana: Dizem-me que está totalmente recuperado da lesão, mas eu continuo a achar que o Santana ainda não está ao nível do que era. Está demasiadamente lento. Vai demorar a atingir a forma, um mês sem jogar deixa as suas mossas. Tirando isso, esteve bem de cabeça.
Rúben: Esteve muito bem naquelas bolas semi-perigosas, remates de longe e bolas a saltitar na pequena área. Mas os 3 golos foram bolas sem qualquer hipótese. Falhas graves na defesa, jogadores sozinhos em frente à balisa. O Rúben ainda defendeu algumas bolas destas... mas 3 foram indefensáveis. Aquele terceiro golo, não percebi bem, mas houve ali uma atrapalhação, entre o Ruben e o Santana. O que dizem as regras é que quem manda ali é o guarda-redes: «É MINHAAAAA!» e atira-se à bola!
Ilídio: Esteve tão mal neste jogo... que já me esquecia dele. pois é. Esteve ausente do jogo. Fez-me lembrar nos primeiros jogos, em que se encostava à linha e ficava ali à espera da bola. Mal a marcar, distraído na contenção, não se desmarcava, egoísta com a bola nos pés. Um jogo para esquecer! A Anoz-luz dos jogões que fizera contra o Alfarim e contra o Trafaria. E como a equipa precisa muito do Ilídio para subir no campo, quando o Ilídio está assim desatento, pouco participativo, toda a equipa sofre. Esperamos por um Ilídio à moda-antiga na próxima semana...
ESCOLINHAS
O treinador convidou 3 jogadores dos escolinhas para este jogo, o que era, à partida, algo arriscado, já que o Arrentela é uma equipa que sabiamos à partida ser muito forte, que sabiamos que joga muito com o corpo, levar miúdos mais pequenos... é uma desvantagem óbvia! Eu gostaria de ver estes miudos e talvez também o Alfonso, a jogar nos infantis contra o Zambujalense... A equipa mais fraca da série!
Mas, dizia eu, sendo algo arriscado, depois de ver o jogo concluo que na prática não resultou mal. O desempenho dos pequenos foi muito bom!
Iuri: Na minha opinião, o que melhor se saiu de entre os 3 pequenos. Teve momentos de grande tranquilidade, a pensar onde deveria meter a bola, algo que não esperaríamos de miúdos com esta diferença de idades, de experiência. A mostrar aquilo que já tinha visto noutros treinos, a jogar aquilo que sabe, sem ter medo do adversário! Iuri teve 2 ou 3 jogadas muito boas. Parabéns!
Ricardo: Já o conhecia a jogar pelos Infantis, precisamente no outro jogo com este árbitro. Saiu-se muito bem! Sempre com as «pilhas» no máximo, o Ricardo chateia, chateia, sempre a incomodar o adversário, é rápido a desmarcar-se, é esperto a prever o que deve fazer a seguir. Bom jogo. (foi pena ser contra estes bruta-montes... brilharia contra uma equipa menos forte fisicamente)
Arsénio: Entrou muito mal. Colocaram-no à defesa, e claramente não tinha capacidade para aguentar os encontrões, perdia todos os ressaltos, perdia em corrida. Teve momentos muito complicados, desapoiado, sem ninguém a ajudar. Na segunda parte foi diferente e é dos seus pés que sai a melhor jogada do Almada de todo o encontro. Uma troca de bolas entre o Arsénio e o Luís, com uma entrada genial para o sítio do penalty... atira um bico, mas o guarda-redes deles muito ágil, percebeu o rumo da bola e defendeu. >>>Jogo fraco na 1ª parte, jogão na 2ª parte. Parabéns!
ARBITRAGEM: Voltámos a ver o senhor árbitro de Setúbal, Gil Brandão, que tinha feito uma exibição miserável em Almada (contra o Alfarim) . Desta vez, chegámos ao intervalo com uma arbitragem muito positiva. Pequenas falhas aceitáveis. O segundo golo é claramente fora de jogo, mas admite-se, não é fácil perceber um fora de jogo à distância que estava da bola.
Esteve muito bem a deixar a bola correr naquelas bolas em que não se tem a certeza se já saiu da linha ou não... o que é muito positivo, não pára o jogo e os miúdos estão concentrados nem ligam.
Mal, a meu ver em 2 tipos de situações:
primeiro, voltou a não ver o jogo de braços dos miúdos.
2 Jogadores do Arrentela não sabem jogar de outra forma: O nº 6 e o Nº8. Só sabem jogar com os braços, puxam camisolas, dão cotoveladas, vão ao jogador em vez de ir à bola...
Quando os árbitros vêem e deixam seguir que resultado temos? Premiamos os maus jogadores. Há-de chegar o momento em que estes miúdos vão ter adversários que são tão bons, tão rápidos, que a mãozinha não lhes vai servir de nada. E como jogaram sempre com essa bengala, não evoluem. São jogadores de truques, de jogo baixo. Eu não gosto de ver. E se fosse treinador deles dizia que não queria aquilo. Mas cada um faz o que bem quer...
O problema é que o árbitro também acha que jogar com os braços, puxar camisolas faz parte das regras. É pena! Torna-se um jogo feio.
O Arrentela leva as vitórias para casa... ganhe o que tem a ganhar. Mas nunca direi do Arrentela o que digo da equipa do Corroios, equipas que dá gozo ver jogar. Jogo de rotinas, de troca de bola rápida, de habilidades. Aqui, direi, é uma equipa forte, mas cheia de artimanhas.
Falhou em 2 situações cruciais no jogo: Uma, marcou um penalty a nosso favor, que não era penalty. O Galego foi lento demais, deixou o defesa chegar antes dele, e depois atirou-se para a frente. Não era penalty! Marcámos o 2-1! Foi um erro a nosso favor. Mas um erro! Não sou daqueles que quando vêem erros a nosso favor já não viram.. eu vi bem. Foi um erro!
E errou muito, de forma mais grave, quando, na segunda parte, o Ilídio está desmarcado a entrar na área e o defesa do Arrentela vai aos puxões na camisola do Ilídio. Essa é descarada... o árbitro estava mesmo ao lado e não viu, ou não quis ver!
A meu ver, dois erros graves! primeiro, não assinalar, não chamar a atenção dos miúdos que jogam com os braços.
segundo: Um penalty mal marcado. um penalty por marcar!
CONCLUSÂO: Tirando estes 2 aspectos, diria que foi das melhores arbitragens que tenho visto neste campeonato.
Se tivesse que fazer um ranking... em 24 jogos que fizemos desde o início da época, em Setembro, diria que esta arbitragem esteve no top 5.
Por outro lado, comparando a arbitragem que este árbitro fizera contra o Alfarim, foi uma mudança da noite para o dia! Muito melhor agora!
Só é pena que a grande maioria dos árbitros olhe para o futebol como um desporto de brutidade, de violência, de truques... Não deveria ser!
Não imaginam o prazer que eu teria de, num jogo destes, parar o jogo, chamar um miúdo e dizer-lhe na cara: «Rapaz, aprende a jogar futebol com os pés! se te volto a ver puxar a camisola ao adversário vais tomar banho imediatamente. Percebeste? Ou queres que te diga outra vez?»
Isto custa alguma coisa??
São miúdos de 12 anos!
Já que os treinadores não lhes ensinam, os árbitros poderiam ajudar...
Mas isto não é uma crítica a este árbitro, é a 90% dos árbitros que tenho visto.
Só assim se explica que equipas como esta do Arrentala, a do Cova da Piedade, a do Alfarim, vão ganhando tudo e olhamos para aqueles miúdos.... e só vemos jogo feio. Tudo à bruta, jogar com o corpo, empurrar o adversário...
Tão triste!
Slideshow! Todas as fotos
Ver todas as entradas pelo tipo de assuntos
sábado, 23 de maio de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário