Slideshow! Todas as fotos

sábado, 8 de novembro de 2008

Almada - 0 Trafaria - 6 08nov2008

O Resultado impressiona, mas não revela o que se passou em campo.
O Trafaria foi claramente superior, mas não jogou o suficiente para tamanha vantagem no marcador.
A história do jogo não é linear:

Eu diria, simplificando, que na primeira parte o Almada jogou pior. Continuou o mesmo estilo de jogo que vimos na semana passada no Beira Mar. Um jogo sem garra, sem chama, mas também sem tranquilidade, sem calma. Chuto para a frente e seja o que Deus quiser... Um futebol feio.
Jogou pior na primeira parte, melhor na segunda, mas tanto numa como noutra, foi coerente: Cometeu erros crassos na defesa. 3 golos numa parte, 3 noutra!

Curiosamente, a defesa não esteve mal quanto à capacidade de iniciar o jogo a partir de trás com pés e cabeça. Nesse capítulo esteve muito melhor que na semana passada. principalmente o Diogo, esteve sempre muito concentrado a procurar o jogador em melhor posição.. Tentou-se fazer um jogo de bola no chão. Mas a bola parecia que tinha fogo. Ninguém conseguia receber a bola em condições. Batia nos pés e fugia...

Depois, quando a equipa conseguia subir um bocadinho, a defesa completamente desconcentrada, era apanhada em contra-ataque... Quando um defesa deve estar sempre entre o avançado e a baliza... Hoje,o defesa ia sempre atrás do avançado... Quando assim é... e mesmo com o Rúben a fazer milagres, a bola acaba por entrar.

Assim acabou a primeira parte, com o Almada a perder por 3-0. Sem ter tido grandes oportunidades. E com falhas muito graves na defesa.
Jogadas seguidas, pelo mesmo lado, sempre com o defesa a correr atrás do avançado...
Há que disciplinar alguns jogadores nos treinos... parece-me!

Por mais que os miúdos pensem que o futebol faz-se com Cristianos Ronaldos, não se podem esquecer que também tem de haver Ricardos Carvalhos, Pepes, Rios Ferdinands... Saber defender também é uma arte, e é preciso, antes de tudo, saber estar no terreno.
Perceber onde estão os adversários, onde estão os nossos colegas, posicionar da melhor forma...

O Almada até tem a sorte de ter, provavelmente, o melhor guarda-redes de toda a série... mas a deixar tudo o que é avançados entrar por ali adentro... assim não dá! É um castigo para o Rúben!

Depois, o meio-campo também não esteve brilhante. Muito inconstante.


NA segunda parte tudo mudou.
Jogou-se melhor futebol. O meio-campo e os da frente entenderam-se, houve jogadas interessantes, viu-se algumas combinações muito boas.

Mais uma vez... a defesa voltou a ser uma lástima. Sempre apanhados em contrapé... sem velocidade para recuperar...

Um defesa nunca deve ir à queima-roupa. Principalmente quando é o último jogador entre a bola e o guarda-redes. Quando se vai à queima-roupa e não se consegue tirar a bola... está oferecido o golo!


Outro aspecto que se notou muito:

Já repararam que nos ressaltos quem ganhava sempre a bola eram os do Trafaria???
Parecia que os do Almada estavam a dormir... Isto revela, penso eu, algumas limitações físicas dos miúdos do Almada.

Sempre que há uma disputa de bola, os outros são mais rápidos.
Provavelmente ainda há muito a fazer em termos físicos. Estão todos muito lentos.

Até nas jogadas de ataque, quando é preciso correr o máximo, dar o litro, acreditar que vamos chegar à bola antes dos outros... até nestes casos os nossos jogadores vão à bola sem convicção...como se já achassem que jamais chegarão antes...

Ora, sem acreditar, não vale a pena...



AVALIAÇÃO GLOBAL:

Como prometi que não usaria este blog para fazer críticas, e uma vez que o jogo do Almada foi muito fraquinho, vou resumir-me a salientar alguns aspectos positivos, sem mencionar os negativos que, a meu ver... dominaram todo o jogo. Os positivos foram coisas pontuais...

RÚben - Grandes defesas. Cada vez melhor. Grande elasticidade, inteligente a posicionar-se na baliza, muito perspicaz a meter a bola para a frente.Claramente o melhor jogador em campo!

Diogo- Belíssimos pormenores.Sempre que tinha a bola nos pés tentou lançar a bola para os alas, bola no chão, num jogo inteligente de construção passo a passo.

Mário - Em duas ou três jogadas fez lançamentos para o espaço vazio, onde deve estar a bola, atrás dos defesas, a pedir uma corrida dos avançados. Pena que só o tenha feito essas 3 vezes...

Elídeo - Sabe receber a bola e conduzi-la junto à linha para depois centrar ou passar para trás. Pena que fique perdido no campo quando deve defender... mas foi o seu primeiro jogo! tem desculpa!

Luís - Continua a ser um pivot muito importante. O resto da equipa ainda não aprendeu a aproveitar as características do Luís. Se lhe passarem a bola, ele devolve ao primeiro toque e corre... cria imediatamente um desequilíbrio. Mas os restantes jogadores ainda não perceberam isso... (Só no jogo contra o Monte isso funcionou entre o Luís e o Mário)

André - É muito rápido. Precisa aprender a saber «ler» o jogo, perceber para onde deve correr,onde deve estar quando não tem a bola... Jogador que não émuito tecnicista, mas muito veloz, tem de aprender a usar essa rapidez...

NOTA FINAL:
Apesar de perder por 6-0, não me parece que esta equipa do Almada esteja destinada a disputar jogos só com os últimos, Monte e V. Milhaços...

Se os miúdos jogarem mais concentrados.Se perceberem melhor qual o seu lugar no campo,seja a atacar, seja a defender... há condições para fazer a vida difícil a outras equipas.
Não se pode é ter esta inconstância de, num momento estar a construir uma boa jogada, e quando a bola vai para os pés do adversário, há 3 jogadores do Trafaria a correr para a baliza e apenas um defesa... isto não pode acontecer! tem de haver mais concentração. Cada jogador tem de saber exactamente onde deve estar, seja a atacar, seja a defender...

Desculpem-me este desabafo, mas há uma coisa que me faz muita confusão:
nem hoje, já velho, quando faço um jogo de futebol entre amigos, consigo aceitar isso:

- Já repararam que às vezes, numa jogada de ataque nossa, a bola sai pela linha... O fora é marcado pelo adversário, e o nosso jogador, que perdeu a bola, em vez de correr para trás, para recuperar.... vem a passo, parece que desinteressado do jogo, ainda a resmungar com a bola que perdeu???? Ainda bem que não sou treinador. Porque coisas destas tiram-me do sério!!!
Perdeu a bola... e ainda está a gesticular? A refilar com os colegas????
Aúnica coisa que tem a fazer é com toda a sua velocidade, correr para trás e fazer tudo para impedir que o adversário suba no terreno... Mas não, vem a passo...!!! (fico doente quando vejo isto...)

desculpem o desabafo!

Outra coisa que vi hoje e que não posso aceitar numa equipa que joga federada, que tem treinos de grande qualidade. Há um jogador do Trafaria a receber uma bola está com dificuldade em dominá-la e vão dois, às vezes 3 jogadores do Almada a cair em cima do rapaz....

O que é que acontece? É que nenhum dos 3 lhe consegue tirar a bola, e de repente dá-se uma jogada de ataque do Trafaria que tem agora 5 jogadores a subir e apenas 3 do Almada a defender...

Tudo ao molho e fé em Deus é uma táctica de desespero, que não leva a lado nenhum...

Como diziam hoje alguns pais, desalentados, na bancada, «os miúdos parece que desaprenderam nestas últimas 2 semanas».

Vamos esperar que para a semana as coisas corram melhor!



Blogger nuno disse...

em 1º lugar elogiar o excelente comentário às incidências do jogo de sábado. A minha opinião condiz com o que está escrito. Acrescentar também que numa equipa existem avanços e regressões e eles estão neste momento a viver uma regressão de aprendizagem. De um momento para o outro vão se soltar, não se sabe quando, se demora muito ou pouco, mas irá acontecer, não esquecer que esta equipa nunca jogou junta e que algumas crianças são de primeiro ano. Individualmente esta equipa é boa apenas precisa de crescer como equipa em confiança, entrosamento e atitude. Alguns jogadores ainda não sabem o que fazer com a bola nos pés, mas vão evoluir. Um abraço para todos

nota: espero que eles já tenham aprendido a marcar os "foras"

13 de Novembro de 2008 8:10



Sem comentários:

Enviar um comentário

Contador