Slideshow! Todas as fotos

sábado, 22 de novembro de 2008

Análise do jogo VMILHAÇOS 2 ALMADASLB 1

Uma derrota que podia ter sido uma vitória, ou um empate!
Um jogo com duas partes distintas.
Um resultado que penaliza quem desperdiça oportunidades, que premeia quem não falha tanto na defesa.

Ganhou o Vale Milhaços.
Mas, se me perguntarem, o Almada joga pior futebol que o V. Milhaços? Eu responderei prontamente que não.
As melhores jogadas de ataque pertenceram ao Almada.
Mas como o futebol não é só jogar bonito, é também defender bem, impedir que o adversário jogue, e essencialmente, não desperdiçar oportunidades, o Vale Milhaços foi o justo vencedor.

Fez um jogo não muito bonito, de chuto para a frente, mas soube segurar bem a defesa, e aproveitou as poucas oportunidades para fazer dois golos.


A primeira parte não correu mal de todo! (não vi desde o início...)
Viram-se algumas jogadas pensadas, com a bola a trocar de pé em pé... o Galego esteve bem a distribuir jogo no meio-campo, a Maria com muita garra a tirar as bolas da defesa, o Diogo atento às entradas, o Luís a procurar sempre a bola e a devolvê-la ao jogador melhor colocado.

Algumas jogadas corriam mal... ainda se viu muito chuto para a frente... mas o jogo corria equilibrado, com mais possibilidades de golo para o Almada.

Pouco antes do final da primeira parte, um canto, o Galego atira a bola para a área (infelizmente, na segunda parte perdeu a força nas pernas e desperdiçou pelo menos 3 cantos com bolas que nem chegavam ao primeiro poste...) fica a ressaltar ali em frente à baliza e o Diogo não desperdiça,com um forte pontapé a aconchegar a bola nas malhas.

Estava feito o 1 a 0, pela segunda vez neste campeonato,o Almada estava a ganhar...

Psicológicamente, os miúdos estavam eufóricos. Foram para o intervalo com este sentimento de alegria e ansiedade. Afinal... eles que estão habituados a perder tudo... e por muitos, estavam a ganhar!

Começa a segunda parte!
O tempo de beber um café tranquilamente impediu-me de ver o primeiro golo do Vale Milhaços.
É verdade. Chego ao campo, pergunto à mãe do Ricardo, «está tudo na mesma certo?», mas a resposta que tive foi a única que não esperava:«Qual quê! Está 1 a 1. Eles marcaram...»

Pelo que contaram, um golo de sorte, um remate de longe que fez balão e enganou o Henrique.
Acontece!

Agora era preciso dar a volta ao resultado. Ou melhor, confirmar em golos o que se passava em campo. O Almada, não estando a jogar maravilhosamente, controlava mais.
Mais uns minutos e dá-se o inesperado. Um centro para área e está um jogador do V Milhaços sózinho... a empurrar a bola lá para dentro!

Alguns pais queixavam-se que estava fora de jogo.
De onde eu estava...confesso, não sei se estava fora de jogo ou não!

De qualquer forma, este era daqueles árbitros preguiçosos que corria pouco dentro do campo, via as jogadas de muito longe... Apostar no fora-de-jogo com este árbitro seria sempre uma estratégia errada...

A verdade é que aquele jogador não podia estar sozinho dentro da área.

Continuamos a falhar muito defensivamente.
Não quero dizer com isto que seja a defesa o único ponto fraco da equipa, que não é... Mas ali é o «calcanhar de aquiles» de qualquer equipa. Quando se falha ali... surgem golos do adversário!

Os jogadores continuam a não saber posicionar-se. Fazem tudo ao contrário:

Ou vão à queima-roupa e, umas vezes ganham a bola e tudo bem...outras perdem a bola e deixam o adversário entrar calmamente na grande área...

Outras vezes estão longe de mais do adversário, não colocam pressão, dão-lhe todo o tempo de ajeitar a bola, de avançar no terreno, de pensar para quem pode passar, de aguardar a desmarcação de um avançado....

Não pode ser! Assim sofrerão sempre muitos golos.

O defesa tem de colocar pressão no avançado... não o deixar dominar a bola, sempre em cima dele, mas tem de ter a inteligência suficiente de o fazer sem permitir ser fintado! Se coloca pressão, mas vai à ganância, a acreditar que a bola vai para um lado... se depois vai para outro.... está tudo perdido!

O avançado pode ir à bola à queima-roupa... aposta num lado e vai com toda a sua convicção...se acertar pode ganhar a bola e fazer o golo... se não adivinhar o sítio certo, nãoé grave, tem 6 jogadores atr+ás de si...

O defesa nunca pode ir à queima-roupa. Nunca!
Até porque o adversáriopercebe-lhe essa atitude, e arranja maneira de o «papar» facilmente, com uma simulação de corpo...

Hoje, infelizmente, não foi nem um nem dois nem três jogadores...todos estavam eufóricos e iam a todas as bolas à queima-roupa...

Perderam o controlo do jogo e o Vale Milhaços cresceu no terreno!

Houve também muitas jogadas de egoísmo... Está feita uma finta, agora tenho dois para passar, para quê tentar a segunda e a terceira finta??? É pouco inteligente. É arriscado. Dá poucos resultados. Deixa o resto da equipa desmotivada:«Corri isto tudo para quê??? Não passam a bola...» Foi o que certamente alguns jogadores pensaram em várias jogadas de egoísmo que se viram na segunda parte!

Ao contrário, dentro da grande área pedia-se que houvesse mais egoísmo. tanto o Luís,como o Elídeo, tiveram várias vezes a bolanos pés dentro da área... só com um defesa à frente... Nestas ocasiões o que se pode fazer?

Ou está um dos nossos em posição para receber a bola e fazer o golo... Ou não havendo uma desmarcação óbvia para passarmos a bola... encher os pulmões de ar, concentrar toda a energia, e acreditar: «Vou passar por este e chutar á baliza»

E quando se acredita... a maior parte das vezes consegue-se!

Mas não. A bola andou demasiadas vezes dentro da área... com tentativas de passes frustradas... muita gente ali plantada... são muitas pernas! O melhor mesmo era puxar a bola ao lado, e atirar com toda a força à baliza!

Na minha opinião, se o Almada tivesse ganho 2 a 1... não seria injusto! O ValeMilhaços não jogou melhor. Soube defender melhor. Nós atacámos melhor! Só que nós atacamos melhor mas não sabemos concretizar. Eles defendem melhor e marcam!

É isto a que chamam a magia do futebol! Não basta ser melhor que o adversário para ganhar! Muitas vezes ganha-se jogando muito pior.


CONCLUSÃO


Os jogadores do Almada estão de parabéns. Porque deram o litro. Esforçaram-se muito. Não souberam resolver o jogo, tiveram falhas pontuais,é certo, mas globalmente foram melhores.

Como nenhum de nós está interessado em levar nenhuma taça para casa... o que queremos é que os miúdos vão evoluindo, que vão jogando melhor... então o jogo de hoje mostrou que jogaram melhor... Passo a passo!

Como diz o mister Fernando, ecom razão.Havia uma maneira simples de ganhar este jogo:
Metia os 7 jogadores mais fortes, 3 ou 4 à defesa, e outros 3 a tentarem o contra-ataque. O vale Milhaços dificilmente marcaria um golo... mas nós não evoluiríamos... era jogo feio! Jogar para o resultado!

O resultado não interessa para nada....

Parabéns miúdos e vamos trabalhar para melhorar!



DESTAQUES

Maria.
Normalmente é uma jogadora com muita garra, mas hoje estava especialmente dedicada, a atirar-se a cada jogada como se fosse a última, gritava para os colegas, «Vamos lá Almada, acredita!», e deu mais que o litro. Independentemente de continuar a ter algumas falhas na marcação defensiva, foi para mim a «mulher do jogo». Pela atitude contagiante e o espírito de luta.

Galego. Como suspeitava, o Galego joga melhor com as equipas mais fracas, porque não é tão pressionado e consegue ter mais espaço para fazer aquilo que sabe fazer bem, controlar a bola nos pés e distribuir. A bola esteve muitas vezes nos seus pés, evidenciou-se muito, para o bem e para o mal. Para o bem, pelas jogadas que conseguiu proporcionar empurrando os colegas para a frente, pela negativa quando quis resolver tudo sozinho, desperdiçando possíveis jogadas de perigo querendo fintar todos e, obviamente... perdendo a bola. Foi um dos melhores em campo.

Luís. Já nos habituou à regularidade. Não surpreende com bolas excepcionais, mas cumpre bem o papel de «homem da frente», sempre a dar trabalho aos defesas adversários e a receber bem a bola. Falta-lhe, é a minha opinião, um bocadinho mais de garra (como a Maria) a tentar ultrapassar os defesas. E deve, uma vez por outra, tentar o remate. Pelo menos duas das melhores jogadas do Almada passaram pelos seus pés. E teve um golo nos pés, mas o remate saiu mal... acontece! Se tivesse rematado 10 vezes em vez de 2 ou 3... certamente teria feito golos. Está a crescer jogo para jogo. Teremos goleador daqui a uns meses, não tenho dúvidas.

Diogo. Foi um dos melhores em campo, a controlar a defesa. E, claro, merece ser premiado pelo facto de ter conseguido fazer o único golo da equipa. Numa equipa que em 7 jogos marca 3 golos... ser o defesa a marcar, merece aplauso! E podia ter conseguido mais, se os inúmeros cantos a favor do Almada tivessem sido bem marcados (a bola não chegava lá...) Única chamada de atenção, o Diogo com a sua altura, não pode deixar a bola cair tantas vezes aos seus pés, deve ser mais rápido a tirar a bola com a cabeça, porque depois perde a vantagem da altura e tem de disputar a bola no chão... com avançados mais rápidos que ele.! Hoje colm uma equipa fraca... criou algumas situações embaraçosas por ter sido lento a tirar a bola!

Elídeo. Transportou bem a bola através da linha esquerda até à linha do fundo, fê-lo muitas vezes, conseguiu alguns cantos, embora desapoiado e criou algum,as oportunidades. Faltou a frieza do passe no momento certo, ou o remate certeiro.

Ruben. Teve pouco trabalho enquanto esteve na baliza. Mas as bolas que lá chegaram, deu conta delas com a tranquilidade a que já nos habituámos.

Henrique. Estreou-se hoje na equipa, teve azar, mas não tem responsabilidade nos golos. Boa sorte Henrique!!

Pedro e Ricardo.
Estiveram bem na disputa da bola, faltou algum discernimento, mas estiveram muito esforçados.

Verginaldo. Não esteve ao nível do último jogo. Perdeu muitas bolas, estava com azar nos ressaltos e esquecia-se da componente defensiva.

Rui. Tem de treinar a rapidez de movimentos. Abusa do «encosto» com o braço para compensar a lentidão a chegar à bola... mas arrisca-se a provocar faltas graves ou mesmo penaltys.

Isaque. Correu muito e tentou jogar em equipa, mas na fase em que entrou o jogo estava muito atabalhoado.



Blogger nuno disse...

Hoje sentiu-se que podíamos ter ganho, mas concordo isso nesta fase não é o mais importante, mesmo com as alterações poderíamos ter ganho na mesma, falta-nos também uma pontinha de sorte que se afasta normalmente das equipas que estão menos bem. Julgo que o que ainda está mais atrasado na evolução desta equipá é a atitude dentro de campo e o espírito de solidadriedade, o de trabalhar em prol da equipa com espírito de sacrifício, porque ás vezes até me canso de vêr uns jogadores a correrem atrás deles cansadíssimos e outros de mãos na anca a vêr o que a jogada dá. Não marcam os adversários o que origina que estes entrem no nosso meio campo normalmente em superioridade numérica. Temos de defender como equipa em todo o jogo(é bom verificar que em alguns momentos, já o fazem, mas têm de o fazer o jogo todo). Bom jogo do Galego no meio campo atacou bem e defendeu bem. Gostei do Pedro que não conhecia e revelou-se uma boa surpresa. Um abraço para todos

23 de Novembro de 2008 8:08

Eliminar

1 comentário:

  1. a estes jogadores so falta atitude porque qualidade eles têm por exemplo os infantis do ano passado ganharam muitos jogos pela luta e sacrificio pela equipa está equipa tem futuro !

    Abraço

    ResponderEliminar

Contador