Slideshow! Todas as fotos

sábado, 29 de novembro de 2008

Almada - 2 Pescadores - 10 Análise jogo

Depois do Monte - Almada, este foi o melhor jogo desta equipa do Almada. Não tenho dúvidas disso.
Foi o jogo em que vi mais equipa, mais trocas de bola, jogadas perigosas, jogo de pé para pé até à área contrária.

Quem me está a ler e viu o resultado que está no título (2 - 10) deve estar a pensar, «este tipo do blog é doido, foi a maior cabazada que levaram, e diz que foi um bom jogo???».

Bem, tenho de me explicar.
Para mim um bom jogo não é ganhar, ou perder por poucos.

O jogo que fizemos com o Cova da Piedade, no mesmo campo de hoje, foi melhor jogo? Perdemos por 0-4, é verdade que é um resultado menos humilhante. Mas jogámos melhor nesse jogo? Nem pensar.
Foi um jogo miserável, em que quase tudo saía mal.

Hoje não. Hoje foi diferente. Hoje chegámos ao intervalo a perder 2-1, e se estivesse 2-2 ou 3-2 para o Almada ninguém se chocaria com isso.

O Almada teve, efectivamente, momentos de muito melhor futebol que os Pescadores.
Fizeram-se óptimas jogadas, estivemos quase a marcar, tanto o Luís como o Isaque estiveram em frente ao guarda-redes, o Luís rematou mas o guarda-redes fez uma defesa monumental e o Isaque, com os nervos, nem sequer chutou bem na bola... desperdiçou uma bola de baliza escancarada!

Houve ainda uma jogada de duvidoso fora-de-jogo. Deu-me a ideia que o Luís passou a bola para trás, até porque o defesa do Costa esteve quase a cortar a bola e falhou... mas o árbitro é que manda, não adianta discutir isso.

Só para dizer que ao intervalo estávamos a perder 1-2, mas podíamos estar até a ganhar 4-2...
A sorte também não tem estado ao nosso lado!

O nosso golo foi um bom golo.

Mais uma, entre muitas, jogadas de ataque apoiado, a bola foge para o canto, um defesa atira-a para a entrada da área de onde vem a Maria que atira com muita força, um defesa afasta a bola mas precisamente para os pés do Luís que mete a bola no cantinho da baliza. Um bom golo a premiar uma atitude do Almada muito positiva.

E os dois golos dos Pescadores?

Bem, o primeiro é mais uma daquelas bolas a que já nos habituámos, o defesa vai à queima-roupa e nunca há ninguém à dobra a pensar «deixa-me ficar aqui para o caso de ela perder a bola»... Não, cada um está confortavelmente no seu lugar, sem nunca pensar que os
nossos colegas de equipa podem falhar e alguém tem de estar atento a essa possibilidade.
Como isso não acontece, quando um falha... o avançado entra com a bola pela baliza adentro! O que aconteceu!

O segundo golo é um remate de longe, alto, em balão. o Henrique salta, ainda consegue chegar à bola... mas passa-lhe entre os dedos... Acontece! O Rúben sofreu um golo igualzinho a este em Corroios.

Deu-se o intervalo! Perdemos 1-2, mas todos nós (pais) estamos muito satisfeitos com o que vimos, todos nós dizemos que presenciamos senão o melhor, pelo menos um dos melhores jogos do Almada.

A formação inicial:

Henrique - Baliza
Diogo e Maria - defesa
Mário - médio-centro
Galego - Direita
Rui - esquerda
Luís - Frente

A equipa funcionou.

à Defesa o Diogo e a Maria, tirando falhas pontuais, conseguiram evitar jogadas de perigo, o Rui esteve bem a apoiar a defesa mas também a subir com à bola à esquerda, o Galego e o Mário entenderam-se e foram bem sucedidos a trocar a bola apoiando o Luís mais à frente. O Luís fez provavelmente o seu melhor jogo. Procurou por duas ou 3 vezes levar a bola para o espaço vazio e rematar... e fez muito bem! Temos avançado! Só falta as bolas começarem a entrar.

A meio da primeira parte o Rui saiu e entrou o Marcos, que esteve muito bem, principalmente defensivamente. Cortou muita bola e deu oportunidade para o Almada partir para o ataque. Quando se chegou ao intervalo, o Almada estava em crescendo!

Intervalo:

A segunda parte começou com outra equipa. Saiu Luís e entrou Isaque. Em vez do Galego o Elídio.

A equipa fraquejou um pouco... E começaram a suceder-se as «infantilidades», bolas mal passadas naquele sítio proibido, onde não se pode falhar passes, ali à entrada da área é preferível atirar a bola para fora do que passar mal... repetiram-se os erros, repetiram-se bolas despejadas para a área e o Henrique a vê-las passar, o Diogo (que é alto) a vê-las passar... e os do Costa a aproveitarem.

Bem, a partir daí foi o descalabro. Perdeu-se o Norte! Já ninguém sabia o que tinha de fazer!
Perdeu-se o sentido de equipa. Os golos sucederam-se quase de 2 em 2 minutos... tudo golos que resultam de falta de marcações, de falta de atitude.

Já o disse neste blogue, mas volto a repetir: Toda a equipa defende mal. Toda.

Se o Costa está a atacar e eu estou sozinho... algo está mal. Se o jogo é de 7 contra 7... se eu estou sozinho é porque há um jogador do Costa livre... Vi 3 ou 4 golos a nascerem de cantos ou bolas junto à linha, em que estavam jogadores do Almada sozinhos...

E quanto a isto nem adianta falar em nomes. Porque vi-os a todos a fazer isto. Todos.

Estão já a desmarcar-se à espera da próxima jogada de ataque do Almada. Mas meus amigos, só começa o ataque quando a bola está nos pés dos amarelos...

É infantil e inaceitável em miúdos deste escalão... estar a jogar só a pensar na jogada seguinte. Não pode ser! Enquanto a bola está na posse dos verdes, eu que sou amarelo tenho de estar a marcar alguém. Obrigatório!

Mas como todos eles estavam em campo sem pensar assim... foi muito fácil para o Costa. Parecia uma brincadeira.

Num dos últimos golos, talvez o décimo, o Costa fez um canto curto...

Não havia um único jogador do Almada a menos de 10 metros da bola... como é possível???
Foi só entrar pela área e perguntar ao Henrique, «para onde queres?».... Mas também ouvi alguns meninos a criticarem o Henrique... Como se o guarda-redes tivesse alguma culpa!


Ofensivamente, a segunda parte foi pior.
Mesmo assim criámos algumas oportunidades.
O Isaque foi agarrado e o árbitro marcou penalty. Mário marcou bem. Guarda-redes atirou-se prá esquerda, a bola para a direita.

Uns minutos depois, Mário falhou uma bola com a baliza totalmente aberta... Quis atirar em jeito... a bola a raspar o poste!!!




NOTAS FINAIS:


Foi um dos melhores jogos do Almada.
O resultado pouco interessa.
A grande lição deste jogo é o salto qualitativo no jogo ofensivo.
Já tinham reparado que somos a equipa do grupo com menos golos marcados? Só tinhamos 3 golos em sete jogos... Mesmo o vale Milhaços que perdeu muitos jogos por resultados dilatados, marca sempre golos em todos os jogos. Nós não. Tinhamos muitos jogos com Zero golos marcados...

Parece-me que iniciámos um novo ciclo.
Marcámos dois contra o Costa... vamos marcar mais golos contra outras equipas. Estamos mais ofensivos.
Estamos a controlar melhor a bola para o ataque.

Falta agora que todos os jogadores percebam o que têm de fazer quando a bola está nos pés do adversário! Não sabemos defender. Isso está muito claro!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Contador