Slideshow! Todas as fotos

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Treino de 5a feira

Gosto sempre de ver os treinos. Raramente consigo sair do trabalho a horas de levar o miúdo, mas quando consigo adoro.

Não é só para ver a nossa equipa, dos infantis, gosto muito de ver também os pequeninos que por lá andam a treinar.

Hoje, olhava para um lado e para o outro, e constatei coisas interessantes. Permitam-me esta breve reflexão:

À esquerda, um pequeno grupo dos infantis (só 9 miúdos), faziam uma peladinha muito vigiada pelo «Mister» corrigindo erros, apontando soluções.

Apesar de repetir, 2, 3 4 vezes a mesma coisa, havia miúdos que repetiam os erros... como se fosse sempre a primeira vez.
Que quer isto dizer? Que chegaram a esta equipa com vícios. Maus vícios. Habituados a fazer um jogo que não é o correcto.

À minha direita, outro treinador fazia um treino controlado de 3 contra 3... sendo que dois deles tinham que estar à linha e jogavam tanto com uma como com outra equipa, e o objectivo era jogar apoiado, procurar sempre a linha de passe e crescer assim até à baliza. Se eu vos disser que nos pequeninos, quando o mister explica, «assim não, procura o espaço, vem mais atrás, procura uma linha de passe», nas jogadas seguintes já faziam bem.

Olhava à minha esquerda e o que via? Parecia uma repetição. O mister voltava a explicar ao mesmo jogador: «Estás a ver... podes passar aqui à direita, ou procuras o espaço vazio lá à frente, passar para aqui onde está cheio de adversários nunca»... onde é que eu já tinha visto aquilo??? (OBVIAMENTE NÃO OUVI NADA; ESTAVA LONGE! MAS PELOS GESTOS PARECIA-ME SER MAIS OU MENOS ISTO QUE DIZIA)

Isto para dizer que não é fácil... Não é difícil ensinar a fazer bem, mas quem nunca fez, aprende mais rapidamente do que aquele que já tem uma rotina de fazer mal... e tende a fazer como sempre fez, Mal!!


Havia duas equipas nos infantis.

Vermelho: Diogo, Galego, Marcos, Luís
Colete laranja: Rui, Mário, Elídio e Isaque

A equipa de vermelho estava claramente a fazer um futebol melhor. Trocavam melhor a bola, chegavam à baliza adversária com muita facilidade.

A de laranja... um 31. !!!
Só para sair com a bola jogada, já era difícil... depois, tanto o Elídio como o Isaque insistiam nas corridas para a frente sem levantar a cabeça. Quando passam a bola... nem olham para onde passam, um toque desleixado para a frente, 90% das vezes para o pé do adversário.

É pena, que façam um jogo tão atabalhoado. Mesmo depois de o «Mister» corrigir... insistem sempre no mesmo erro!

São dois jogadores com potencial, por razões diferentes, que explico:

O Elídio tem a capacidade dos típicos jogadores alas, que jogam junto à linha. tendo a bola nos pés consegue com facilidade transportá-la até à linha de canto, seja para depois centrar, seja para recuar e devolver a um jogador à entrada da área.

O Isaque tem velocidade e é lutador, sempre a procurar a bola no adversário.

Mas ambos estão muito aquém daquilo que podem ser.
O Elídio não procura a bola. Encosta-se à linha e fica, parado, à espera que lhe chegue aos pés. E não pode ser. Hoje era o Diogo que o marcava. Tirava-lhe todas as bolas. Todas. Se ele fica parado... o defesa dá um passo em frente e antecipa-se.
Tem de se mexer, dar dois passos atrás para receber a bola.

Quanto ao Isaque, joga pouco com a cabeça. Quando se recebe a bola lá à frente, nem sempre a decisão correcta é correr em direcção da baliza. Numas vezes será... noutras há melhores opções. O Isaque não levanta a cabeça e repete sempre a mesma solução: correr para a frente! Mesmo que à sua frente estejam 2 ou 3 adversários...

Depois, ainda noutro aspecto, tanto o Elídio como o Isaque cometem o mesmo erro. Quando se ultrapassa um defesa e só temos à nossa frente a baliza... não há tempo para ajeitamentos de bola, pequenos toques... cada milésimo de segundo perdido pode ser um golo desperdiçado. No treino de hoje desperdiçaram mais de meia-dúzia de golos... por terem sido lentos!

PARA CONCLUIR:

Do que vi no treino de hoje, há dois jogadores que me parece vão dar um grande salto qualitativo quando ultrapassarem estas deficiências. O Elídio, jogando o que joga, mas com o dobro da rapidez, da energia... vai dar nas vistas.

O Isaque, quando começar a olhar mais à sua volta, a perceber onde andam os jogadores da sua equipa, e a ser mais objectivo quando se vira para a baliza, vai ser um bom avançado, e a marcar muitos golos! É dar tempo ao tempo!

Quanto aos restantes jogadores... senti-os confiantes, o Galego e o Mário com maior facilidade a controlar a bola no chão, estiveram seguros, o Diogo sempre bem a defender, o Luís vai mostrando bons pormenores lá à frente, e o recém-chegado Marcos também muito voluntarioso, com muita vontade, muita força. Acho que o Marcos vai dar uma boa ajuda neste próximo jogo contra o Costa. Vem de uma lesão, vem com muita vontade!

O Rui vai melhorando mas continua com falhas que são proibidas para um defesa. Muito lento nas marcações e pouco cuidadoso nos passes. Um passe errado na defesa é uma oferta de golo ao avançado. É proibido mesmo! Mas vai melhorando, parece-me!

O RÚBEN não apareceu no treino. Estará doente? Será que joga sábado?

Pelo sim pelo não, já temos o Henrique, que hoje mostrou muita agilidade!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Contador